Página Principal > Colunistas > Sarampo e poliomelite 2018: mais casos e campanha de vacinação
vacina e ampolas

Sarampo e poliomelite 2018: mais casos e campanha de vacinação

Tempo de leitura: 2 minutos.

O Ministério da Saúde revelou recentemente em seu boletim que existem atualmente 1.053 casos confirmados de sarampo no Brasil. Desses, 742 são no Amazonas e 280 em Roraima. Há casos isolados em São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13) e outros estados. Ainda existem casos em observação e há orientações para se fazer a vacinação de bloqueio. Nos estados mais acometidos, a vacinação começou meses atrás.

Aliado a isso, já começou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomelite e Sarampo que vai até o fim de agosto, ressaltando o Dia D que ocorre no dia 18, um sábado, envolvendo diversos postos de saúde no país. O objetivo é imunizar crianças entre 1 ano e menores de 5 anos, independentemente da situação vacinal (exceto para aquelas que tiverem sido vacinadas nos 30 dias precedentes). Elas receberão uma dose da vacina Tríplice Viral e uma dose para poliomielite, podendo ser injetável (vírus inativado p/ crianças que nunca foram vacinadas contra pólio) ou gotinha (para os que já receberam pelo menos uma dose contra pólio).

Os adultos que não tiverem recebido duas doses de Tríplice Viral ou não souberem do seu status vacinal devem comparecer aos postos com a indicação de vacinação de acordo com a faixa etária. O Ministério da Saúde espera atingir 95% do público-alvo (crianças entre 1 e 5 anos de idade) de modo a conter a reaparição do Sarampo e um possível retorno da pólio (erradicada desde 1990 no Brasil).

LEIA MAIS: Sarampo – veja as orientações para o manejo do paciente com a doença

Autor:

Cristiano Carvalho de Oliveira

Formado em Medicina pela UFRJ em 2009/2 ⦁ Residência de Clínica Médica no HUCFF (UFRJ 2010 -2012) ⦁ Residência de Cardiologia no HUCFF (UFRJ 2012 – 2014) ⦁ Trabalho na Emergência do H. Pró-cardíaco ⦁ Ergometrista na CardioClin.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.