Leia mais:
Leia mais:
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Sarampo: Um terço das pessoas entre 10 e 40 anos não tem anticorpos no interior paulista
Prorrogada até 31 de agosto vacinação contra o sarampo para adultos de 20 a 49 anos
Quiz: como ocorre a transmissão do vírus do sarampo?
Sarampo: quem deve ser vacinado?

Sarampo e poliomelite 2018: mais casos e campanha de vacinação

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O Ministério da Saúde revelou recentemente em seu boletim que existem atualmente 1.053 casos confirmados de sarampo no Brasil. Desses, 742 são no Amazonas e 280 em Roraima. Há casos isolados em São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13) e outros estados. Ainda existem casos em observação e há orientações para se fazer a vacinação de bloqueio. Nos estados mais acometidos, a vacinação começou meses atrás.

Aliado a isso, já começou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomelite e Sarampo que vai até o fim de agosto, ressaltando o Dia D que ocorre no dia 18, um sábado, envolvendo diversos postos de saúde no país. O objetivo é imunizar crianças entre 1 ano e menores de 5 anos, independentemente da situação vacinal (exceto para aquelas que tiverem sido vacinadas nos 30 dias precedentes). Elas receberão uma dose da vacina Tríplice Viral e uma dose para poliomielite, podendo ser injetável (vírus inativado p/ crianças que nunca foram vacinadas contra pólio) ou gotinha (para os que já receberam pelo menos uma dose contra pólio).

Os adultos que não tiverem recebido duas doses de Tríplice Viral ou não souberem do seu status vacinal devem comparecer aos postos com a indicação de vacinação de acordo com a faixa etária. O Ministério da Saúde espera atingir 95% do público-alvo (crianças entre 1 e 5 anos de idade) de modo a conter a reaparição do Sarampo e um possível retorno da pólio (erradicada desde 1990 no Brasil).

LEIA MAIS: Sarampo – veja as orientações para o manejo do paciente com a doença

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar