Sedação prolongada pode provocar dano neurológico em lactentes

Evidências recentes sugerem que a exposição prolongada à sedativos pode afetar negativamente o desenvolvimento neurológico de lactentes.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Evidências recentes sugerem que a exposição prolongada à sedativos (opioides e benzodiazepínicos) pode afetar negativamente o desenvolvimento neurológico de lactentes. Em estudo apresentado no encontro da Society for Neuroscience de 2017, pesquisadores investigaram essa hipótese.

Para essa análise, pesquisadores compararam nove bebês a termo com menos de 12 meses com 12 controles saudáveis do Boston Children’s Hospital, nos EUA. As drogas utilizadas para a sedação prolongada, que incluíram opioides (fentanil, morfina e metadona) e benzodiazepínicos (midazolam e lorazepam), foram quantificadas.

Os dois fármacos mais utilizados e em doses mais altas foram morfina e midazolam. A ressonância magnética dos lactentes que receberam sedação mostraram anormalidades no espaço extra axial, parênquima e/ou substâncias brancas que não estavam presentes nos controles.

Os dados mostraram uma relação positiva linear entre a quantidade de doses diárias de morfina (p=0.002) e midazolam (p=0.03) administradas e o número de anormalidades neurológicas. Em contrapartida, os pesquisadores não encontram correlação com o aumento do líquido cefalorraquidiano e diminuição dos volumes cerebrais.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que, em lactentes a termo com menos de 12 meses, a sedação prolongada com morfina e midazolam está significativamente associada a um aumento da incidência de achados neurológicos.

Veja também: ‘Quais práticas conduzem aos melhores resultados em crianças submetidas à sedação?’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags