Leia mais:
Leia mais:
Influenza: conheça os vídeos sobre o tema no Whitebook
Vacina contra influenza é estendida para todas as faixas etárias
Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo vai até 3 de junho
Influenza: complicações associadas que merecem nossa atenção
Tripla infecção: é possível ter covid-19, gripe e dengue ao mesmo tempo?

Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo vai até 3 de junho

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo acontece até o dia 3 de junho em todo o território nacional. Nesta nova fase, os pontos de vacinação estão imunizando idosos, trabalhadores da área de saúde, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, além de outros grupos prioritários contra a gripe.

Aproximadamente 50 mil pontos espalhados pelo país estão preparados para receber os 77,9 milhões de brasileiros que fazem parte do público-alvo da mobilização contra a Influenza. No caso das crianças, a campanha ainda vai imunizar contra o sarampo.

Desde a primeira etapa, os profissionais de saúde também podem atualizar a carteira de vacinação com a vacina tríplice viral.

Outro ponto importante é que os idosos e trabalhadores de saúde que não se imunizaram na primeira etapa da mobilização serão atendidos nesta segunda fase.

“É importante tomar [a vacina] em qualquer época. As vacinas do Plano Nacional de Imunização (PNI) estão disponíveis. Gastamos mais de R$ 4 bilhões com vacinas para o PNI, fora a da Covid-19. O governo federal investiu cerca de R$ 30 bilhões em vacinas contra o novo coronavírus”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista à Voz do Brasil, no lançamento da campanha.

Saiba mais – Vacinação infantil contra influenza: Ministério da Saúde reduz faixa etária de campanha nacional

vacinação

Vacinação infantil

De acordo com a pasta, no caso das crianças de seis meses a quatro anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza em anos anteriores, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022.

Já para aquelas que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose contra Influenza para 30 dias após a primeira dose. No caso das crianças que precisam tomar a vacina contra o sarampo, não há necessidade de cumprir o intervalo entre a vacina da Influenza. As duas poderão ser administradas no mesmo dia.
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da segunda fase da campanha é aumentar a cobertura vacinal, interromper a circulação do sarampo e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da Influenza no país, evitando novos óbitos e uma possível pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

“No caso do sarampo, a adesão à campanha é essencial para que haja controle de transmissão nas áreas em que há circulação viral e evitar a reintrodução nos locais que permanecem sem casos”, explicou a infectologista do Hospital Clementino Fraga Filho, Isabel Cristina Melo Mendes, que também é colunista do Portal de Notícias PEBMED.
A especialista destacou a importância da realização de campanhas para conseguir alcançar a maior quantidade possível de pessoas, priorizando aquelas com maior risco de doença grave ou de complicações, como gestantes, idosos e crianças, e os mais expostos ou suscetíveis, como os profissionais de saúde ou pessoas privadas de liberdade.

“Conseguir uma cobertura adequada é muito importante para maximizar a capacidade benéfica da vacinação tanto a nível individual quanto coletivo. Além de reduzir os riscos de adoecimento, a vacinação de uma ampla proporção de pessoas reduz a circulação viral e, por consequência, a transmissão e a ocorrência e/ou manutenção de surtos”, acrescentou a infectologista.

Contraindicações

Vale lembrar que, para o sarampo, por tratar-se de vacina atenuada, existe a contraindicação para sua administração em certos grupos especiais, como gestantes e imunossuprimidos. “Nesses casos, a vacinação ampla também é uma estratégia de proteção para essa parte da população”, concluiu Isabel Mendes.

Confira os públicos atendidos nesta segunda etapa da campanha:

– Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes e puérperas;
– Povos indígenas;
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
– Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– Funcionários do sistema prisional;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– População privada de liberdade.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Ministério da Saúde dá início à segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Gripe e Sarampo. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/abril/ministerio-da-saude-da-inicio-a-segunda-etapa-da-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-sarampo  #Começa a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-05/comeca-2-etapa-da-campanha-de-vacinacao-contra-influenza-e-sarampo 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.