Semaglutida: uma nova era no tratamento da obesidade

Os medicamentos análogos de GLP-1 criados para o tratamento do Diabetes Tipo 2, tem ganhado cada vez mais espaço no campo da Obesidade.

Os medicamentos análogos de GLP-1 criados para o tratamento do Diabetes Tipo 2, tem ganhado cada vez mais espaço no campo da obesidade. Em dezembro de 2020, o FDA aprovou a medicação liraglutida, Victoza® e Saxenda® para o tratamento da obesidade inclusive em pacientes adolescentes a partir de 12 anos de idade

A medicação semaglutida, comercializada hoje com o nome de Ozempic®, tem sido amplamente estudada como uma nova opção de tratamento da obesidade.  Novos estudos evidenciam resultados surpreendentes com uma dose 2,4mg/ semana de semaglutida. 

Semaglutida: uma nova era no tratamento da obesidade

Os novos trabalhos fazem-nos acreditar que, de fato, a semaglutida irá inaugurar uma nova era de tratamento da Obesidade.

Quatro ensaios clínicos nomeados de Passo 1, publicado no New England Journal of Medicine, Passo 2, publicado no The Lancet e Passo 3 e Passo 4, publicados no JAMA chegam os seguintes resultados:

No PASSO 1, os pacientes que receberam semaglutida tiveram uma perda de peso média de 15%, e aqueles que permaneceram com a droga tiveram uma perda de peso de 17%, em comparação com a perda de peso de 2,4% no grupo de placebo. Um terço dos indivíduos no estudo obteve pelo menos 20% de perda de peso ou mais.

Leia também: ADA 2021: obesidade – descobertas, desenvolvimentos e novos rumos

No PASSO 2 , ao avaliar adultos diabéticos com sobrepeso ou obesidade, a semaglutida 2,4 mg uma vez por semana atingiu uma redução superior e clinicamente significativa do peso corporal em comparação com o placebo.

No PASSO 3 , a semaglutida com aconselhamento breve mensal de estilo de vida foi suficiente para produzir uma perda média de peso de 15%, observou ele, já que adicionar uma dieta de baixa caloria e terapia comportamental intensiva acelerou a perda de peso inicial, mas não aumentou a perda de peso final.

No PASSO 4, após o aumento da dose para 2,4 mg em 20 semanas, os pacientes perderam 10,6% do peso inicial. Às 68 semanas, aqueles que mudaram para o placebo às 20 semanas perderam 5,4% do peso inicial, enquanto os que permaneceram com semaglutida perderam 17,7% do peso inicial.

Os números reforçam a ideia de que a interrupção do tratamento pode promover o ganho de peso novamente.

As principais causas de abandono de tratamento incluem: alto custo da droga, a via de administração exclusiva injetável, e os efeitos colaterais.

Dentre os efeitos indesejáveis, a náusea ocorreu em 20% dos pacientes, mas foi principalmente leve ou moderado, e já  os efeitos gastrointestinais, incluindo constipação, vômito e diarreia, foram transitórios e ocorreram no início da fase de aumento da dose.

Um terço dos pacientes apresentam perda de peso superior a 20% e 10% exibe perda de peso superior a 30% — aproximando-se da eficácia da cirurgia bariátrica. No entanto, quase 10% dos pacientes sem diabetes e mais de 30% dos pacientes com diabetes terão menos de 5% de perda de peso.

Os trabalhos demostram que o resultado do tratamento é individual, e que certas vezes podemos considerar associar outras drogas para obter resultados satisfatórios.

Saiba mais: Agonista de GLP1 e seu papel no tratamento da SOP, obesidade e infertilidade

Referencias bibliográficas: 

  • Rubino D, Abrahamsson N, Davies M, et al. Effect of Continued Weekly Subcutaneous Semaglutide vs Placebo on Weight Loss Maintenance in Adults With Overweight or Obesity: The STEP 4 Randomized Clinical Trial. JAMA. 2021;325(14):1414–1425. doi:10.1001/jama.2021.3224.
  • Wilding JPH, et al. Once-Weekly Semaglutide in Adults with Overweight or Obesity. N Engl J Med 2021; 384:989-1002. doi: 10.1056/NEJMoa2032183.
  • Davies M, et al. Semaglutide 2·4 mg once a week in adults with overweight or obesity, and type 2 diabetes (STEP 2): a randomised, double-blind, double-dummy, placebo-controlled, phase 3 trial, The Lancet. 2021 March. doi: 10.1016/S0140-6736(21)00213-0.
  • Wadden TA, Bailey TS, Billings LK, et al. Effect of Subcutaneous Semaglutide vs Placebo as an Adjunct to Intensive Behavioral Therapy on Body Weight in Adults With Overweight or Obesity: The STEP 3 Randomized Clinical Trial. JAMA. 2021;325(14):1403–1413. doi: 10.1001/jama.2021.1831.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags