Página Principal > Pneumologia > Síndrome de sobreposição Asma-DPOC é maior em países menos desenvolvidos
asma

Síndrome de sobreposição Asma-DPOC é maior em países menos desenvolvidos

Tempo de leitura: 2 minutos.

A síndrome de sobreposição Asma-DPOC caracteriza-se pela condição na qual há presença de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em comorbidade. Nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, a incidência da enfermidade pode ser maior do que nas nações com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nestes locais, a síndrome de sobreposição Asma-DPOC é acentuada pela alta exposição à poluição, taxas elevadas de emissão de gases poluentes na atmosfera e concentração de agentes tóxicos no ar.

Síndrome de sobreposição Asma-DPOC x pobreza

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos sobre a relação entre as condições socioeconômicas e a incidência da síndrome de sobreposição Asma-DPOC foi publicada em novembro deste ano no periódico The Journal of Allergy and Clinical Immunology. O levantamento contou com 11.923 participantes com idade média entre 35 e 92 anos, provenientes de quatro coortes distintos de diversos países considerados subdesenvolvidos.

Resultado

O risco de contrair a doença foi maior nas localidades com maior emissão de fumaça de combustíveis de biomassa (carvão, lenha, esterco de animais, etc.) (odds ratio, 1,48; IC 95%; [0,98-2,23]). O risco (OR) para a síndrome de sobreposição Asma-DPOC em fumantes foi de 1,28 a cada 10 maços-ano (IC 95% [1,22-1,34]) em relação aos não fumantes.

Leia mais: Asma grave: como manejar a ventilação mecânica [ABRAMEDE 2018]

A idade avançada também foi identificada como um maior risco à doença. Em participantes com menos de 45 anos, a  prevalência foi de 1,1% (IC 95% [0,8%-1,7%]). Nos indivíduos com idade entre 45 e 59 anos, a taxa foi de 3,9% (IC 95% [3,4%-4,4%]). Já nos pacientes entre 60 e 74 anos, a percentagem ficou em 4,9% (IC 95%, [4,2%-5,7%]) e nos indivíduos com mais de 75 anos, a prevalência para a doença foi 5,7% (IC 95%, [3,9%-8,3%]).

A maior concentração de síndrome de sobreposição Asma-DPOC foi verificada em Matlab, Bangladesh, cuja taxa ficou em 7,8% quando a média girava em torno de 3,8%. Em Puno, no Peru, o índice ficou em 0%.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Morgan BW, Grigsby MR, Siddharthan T, et al. Epidemiology and risk factors of asthma-COPD overlap in low- and middle-income countries [published online October 3, 2018]. J Allergy Clin Immunol. doi:10.1016/j.jaci.2018.06.052


Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.