Leia mais:
Leia mais:
O estigma relacionado ao transtorno por uso de álcool (TUA)
KDIGO 2021: veja as atualizações sobre controle pressórico na doença renal crônica
ILAE divulga recomendações para as convulsões neonatais
Consumo de bebidas alcoólicas cresce 93,9% na quarentena
Whitebook: intervenção breve no abuso de drogas

Síndrome do alcoolismo fetal: veja as novas recomendações

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Após uma análise de mais de 10 mil casos de crianças com Síndrome do Alcoolismo Fetal, pesquisadores americanos atualizaram as diretrizes para o tratamento dos sintomas, com mais detalhes sobre déficits de aprendizado e comportamento.

500x120

Um dos pontos na atualização se refere à equipe de médicos. Para os pesquisadores, é recomendado que o diagnóstico seja feito por um time multidisciplinar de profissionais (médicos, terapeutas e psicólogos), para criar uma rede completa de tratamento, em que cada um poderá contribuir com sua especialidade.

Os pesquisadores recomendam também que a mãe da criança seja entrevistada sobre o consumo de álcool, antes e durante a gestação. A exposição do feto ao álcool deve ser de, no mínimo, seis doses por semana durante, pelo menos, duas semanas da gestação; ou três doses ou mais por ocasião.

Além disso, é recomendado fazer uma avaliação das características faciais da criança, em busca dos seguintes critérios: fendas palpebrais curtas, lábio superior fino e com borda avermelhada e filtro labial pouco marcado. Caso seja identificado, as diretrizes indicam uma avaliação neuropsicológica.

Outros pontos abordados nas recomendações incluem os tipos de comprometimentos neurológicos e o aparecimento dos déficits de desenvolvimento. Para visualizar as novas diretrizes, clique aqui.

250-BANNER5

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

  • Pediatrics, july 2016. Updated Clinical Guidelines for Diagnosing Fetal Alcohol Spectrum Disorders
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar