Leia mais:
Leia mais:
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?
Ômicron XE: entenda o que é a variante recombinante do SARS-CoV-2
Estudo mostra que uma dieta vegetariana foi associada a maiores chances de baixo peso em crianças
Vacinas contra covid-19: O que temos descrito sobre alterações da retina pós vacina?

Status de neurodesenvolvimento aos seis meses de idade em crianças com e sem exposição ao SARS-CoV-2

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Estima-se que mais de 200 milhões de crianças já nasceram desde o início da pandemia de Covid-19. Embora seja impossível quantificar o total de recém-nascidos (RN) exposto ao SARS-CoV-2 no útero materno, estima-se que esse número esteja na casa dos milhões.  

A exposição fetal a esse vírus, no ambiente intrauterino, pode estar levando à alteração no desenvolvimento neurológico e psicológico, porém atualmente essa associação ainda é especulada e desconhecida.  

A transmissão vertical é rara, mas pode ocorrer. Para neuroestimulação precoce, é necessária também a identificação prévia dos bebês acometidos. 

O estudo de coorte prospectivo COVID-19 Mother Baby Outcomes Initiative (COMBO), realizado pela Universidade de Columbia, teve o objetivo de avaliar a associação entre a exposição fetal intrauterina ao SARS-CoV-2 e o neurodesenvolvimento desses lactentes aos seis meses de idade em Nova Iorque, no período da pandemia.

neurodesenvolvimento

Método

Foram selecionados RN expostos e RN não expostos ao vírus SARS-CoV-2 durante a gestação. Para tal estudo, os pesquisadores utilizaram semelhante idade gestacional, data de nascimento, sexo e tipo de parto. O neurodesenvolvimento foi avaliado aos seis meses de idade e seguindo o questionário Ages & Stages Questionnaire, 3rd Edition (ASQ-3). Um outro grupo de bebês nascidos antes da pandemia foi incluído na análise secundária, utilizando o mesmo questionário.

Resultados

Foram selecionadas 1.706 mulheres. Dessas, 596 foram inscritas no estudo e 385 foram convidadas para serem avaliadas num período de seis meses, dos quais 272 concluíram o ASQ-3. Foram avaliados dados de 255 crianças, sendo 114 expostos intraútero à Covid-19 e 141 não expostos. Além desses bebês, foram também avaliados 62 crianças nascidas antes da pandemia. Foram analisados  subdomínios do ASQ-3. Entre os RN expostos verticalmente, não houve diferença em qualquer subdomínio do ASQ-3, independentemente do período gestacional ou gravidade da infecção. Contudo, em comparação aos bebês nascidos antes da pandemia, houve uma diferença (para baixo) nas pontuações do desenvolvimento motor grosso (diferença média, −5,63), do desenvolvimento motor fino (diferença média, -6,61) e do desenvolvimento pessoal/social (diferença média, -3,71). Esses resultados   sugerem que a infecção materna pelo SARS-CoV-2 durante a gestação estaria associada com atraso no desenvolvimento social e motor aos seis meses de idade. 

Conclusões 

Esse estudo concluiu que bebês nascidos durante a pandemia, expostos ou não intraútero ao SARS-CoV2 apresentaram um déficit no neurodesenvolvimento aos seis meses de idade. Essas descobertas iniciais apoiam a necessidade de monitoramento das crianças nascidas durante a pandemia de Covid-19 para avaliar sequelas em longo prazo (independente ou não da exposição intra-uterina ao SARS-CoV-2). 

Referências bibliográficas:

  • Shuffrey LC, Firestein MR, Kyle MH, et al. Association of Birth During the COVID-19 Pandemic With Neurodevelopmental Status at 6 Months in Infants With and Without In Utero Exposure to Maternal SARS-CoV-2 Infection [published online ahead of print, 2022 Jan 4]. JAMA Pediatr. 2022;e215563. doi:10.1001/jamapediatrics.2021.5563 
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.