Farmacologia

Suplementação alimentar

Tempo de leitura: 2 min.

O que é suplementação alimentar

A suplementação alimentar é realizada com suplementos alimentares, que são produtos feitos com o objetivo de complementar a alimentação com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos. Pode incluir vitaminas, minerais, aminoácidos ou ativos derivados de plantas.

Indicações

Podem ser usados para melhorar performance ou recuperação dos treinos em atletas profissionais e amadores, adquirir benefícios à saúde e compensar carências nutricionais.

Para indicar um suplemento, precisamos avaliar o aporte nutricional pela alimentação, se o aporte alimentar é adequado para a prática de exercício físico e se há alguma deficiência nutricional identificada em exame laboratorial.

A suplementação pode ser útil em especial para alguns grupos de pacientes:

  • Pessoas que fizeram cirurgia bariátrica, se beneficiam de suplementos polivitamicos e dependendo da avaliação laboratorial, de outras reposições.
  • As gestantes, além de terem indicação de repor ácido fólico no inicio da gravidez, tem necessidade de um maior aporte proteico, o qual pode ser atingido com a alimentação ou com a ajuda do whey protein, também sendo frequente a necessidade de reposição de ferro e vitamina d.
  • Idosos costumam ter redução do apetite e muitas vezes acabam reduzindo a ingesta alimentar. Nesses casos, o uso de whey protein, pode ajudar a manter um suporte proteico adequado e a associação com creatina pode ser avaliada para ajudar na preservação da massa muscular.
  • Vegetarianos e veganos também devem ter avaliação da necessidade de suplementações, sendo frequente a necessidade de suplementação de cálcio e vitamina b12.

Riscos

A literatura científica já avançou de forma significativa nos estudos sobre suplementação alimentar, então temos algumas indicações muito bem fundamentadas. No entanto, ainda temos muitos suplementos sem evidência comprovada, os quais se prescritos, podem onerar o paciente sem necessidade, além de colocar sua saúde em risco.

Ao prescrever um suplemento, é importante saber se esse não oferece risco de doping em atletas, possíveis riscos e efeitos colaterais e o que há de evidência científica de benefícios.

Para exemplificar um possível risco, a vitamina E pode ser indicada pacientes com esteatohepatite não alcoólica, no entanto em dose acima de 800 mg por dia pode causar ação antiplaquetária e está associada a risco aumentado de sangramentos.

Precisamos ter atenção, além de alertar aos pacientes, sobre possíveis riscos com o uso de suplementos feito de forma inapropriada. A nova sessão de suplementos alimentares do whitebook vem para ajudar nessa tarefa de prescrever e orientar corretamente e com base em evidências científicas.

Autora:

Referências bibliográficas:

  1. Hohl, A. et al. Suplementos, exercícios e esportes: uma visão endocrinológica. Sociedade Brasileita de Endocrinologia e Metabologia. São Paulo: Editora Clannad, 2018.
  2. Ronis, JJM; Pedersen KB; Watt,J. Adverse effects of Nutraceuticals and Dietary Supplements. Annu Rev Pharmacol Toxicol. 2018 January 06.
Compartilhar
Publicado por
Raquel Muniz

Posts recentes

APPRAISAL: como interpretar os resultados de um estudo clínico?

Nesse texto, trazemos um resumo dos aspectos fundamentais para a correta interpretação de um estudo/artigo…

20 horas atrás

Whitebook: como identificar a candidemia?

Esta semana, noticiamos mais um caso confirmado de Candida auris. Por isso, vamos abordar a…

24 horas atrás

Confira: Profilaxia de TVP atualizado

O Whitebook teve 97 conteúdos atualizados, entre eles Profilaxia de TVP. Saiba os detalhes da…

2 dias atrás

Interpretação da Troponina. Como avaliar o exame? [vídeo]

No episódio de hoje, confira o bate-papo entre especialistas sobre a indicação da troponina. Quando…

2 dias atrás

Medicina Baseada em Evidências: como avaliar um guideline?

Os guidelines são importantes instrumentos na prática médica e em outras profissões relacionadas aos cuidados…

2 dias atrás

Covid-19: OPAS/OMS alerta sobre o uso racional de testes de diagnóstico

A OPAS/OMS emitiu um alerta epidemiológico sobre o uso e priorização dos testes diagnósticos (antígeno…

2 dias atrás