Leia mais:
Leia mais:
Como identificar 16 doenças que se manifestam pela boca
Whitebook: anemia por deficiência de ferro
Devemos transfundir ou não pacientes com anemia e IAM?
Anemia megaloblástica e suas alterações morfológicas
Quiz: idosa de 70 anos chega à emergência com dor abdominal. O que ela tem?

Suplementação de ferro na gravidez?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

É comum que durante a gestação as mulheres sejam estimuladas a fazer uso de multivitamínicos, e quando não o fazem, geralmente é preconizado a suplementação de ferro. Mas em 2018, com taxas de desnutrição mais baixas, continua sendo recomendado suplementar ferro na gravidez?

De acordo com o Ministério da Saúde, a suplementação de ferro na gravidez deve ser universal. A Febrasgo também indica a suplementação a fim de evitar a anemia gestacional. Já de acordo com o US Task Force, essa suplementação tem benefício incerto. Mulheres que não recebem a suplementação tem as mesmas taxas de complicações maternas e fetais ao fim gravidez do que as que recebem.

As diferentes opiniões das entidades só reforçam que a decisão da suplementação deve ser direcionada ao perfil da paciente. Em mulheres com alimentação equilibrada e com ingesta satisfatória de alimentos ricos em ferro, ela pode ser dispensada, mas entre aquelas com ingestão de ferro reduzida, ela terá um benefício muito maior.

Importante destacar que essa tomada de decisão pode ser feita junto com a paciente, que também pode tolerar a suplementação oral de ferro ou não, de acordo com efeitos colaterais e custo das medicações.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Autora:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar