Suplementos vitamínicos reduzem incidência de doença cardiovascular?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O uso de suplementos de vitaminas é muito difundido nos países ocidentais como “substituto” para dietas adequadas e com uma “crença” de benefícios para saúde, levando inclusive a se pensar que haveria benefício para prevenção e redução de gravidade de doença cardiovascular (DCV). Alguns estudos já abordaram se essa suplementação seria benéfica, mas os resultados são conflitantes. Nos EUA, até 30% dos adultos faz uso de suplementos, indústria essa que deve chegar na marca de 278 bilhões de dólares em 2024. Mas será que existe benefício na suplementação em relação a doenças cardiovasculares?

O Circulation acaba de publicar uma meta-análise que englobou 18 estudos de coorte prospectivos e ensaios clínicos randomizados de 1970 a 2016, que avaliaram o uso de polivitamínicos e desfechos cardiovasculares.

Definição de suplemento: mais de 3 vitaminas + minerais. Os que contivessem hormônios, medicações e ervas medicinais foram excluídos.

Foram coletados os dados de mortalidade cardiovascular, mortalidade por doença coronariana e por doença cerebrovascular. Foram calculados os riscos relativos para os usuários em comparação com não-usuários.

LEIA MAIS: Suplementos e doping no esporte: o que o médico precisa saber

suplementos

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Suplementos e doenças cardiovasculares

Total de participantes de 2.019.862, com mediana de idade 57,8 anos, sendo 11 estudos norte-americanos, quatro europeus e três japoneses.

– Quanto às mortalidades:

  1. Uso de suplementos não esteve associado ao risco de morte cardiovascular: RR 1.00 (95% IC – 0.97–1.04);
  2. Uso de suplementos não esteve associado ao risco de morte por doença coronariana: RR 1.02 (95% IC – 0.92–1.13);
  3. Uso de suplementos não esteve associado ao risco de morte por doença cerebrovascular: RR 0.95 (95% IC – 0.82–1.09);

– Quanto às incidências:

A análise de pacientes em regime ambulatorial usuários de suplementação não mostraram redução da incidência de acidente vascular encefálico e sugerem uma menor incidência de eventos coronarianos (somente nos estudos europeus e japoneses), mas para este último dado não foi feito o ajuste por fatores sabidamente protetores para doença coronariana;

Discussão

Os dados dessa meta-análise sugerem efeito neutro de suplementação de vitaminas e minerais na mortalidade por doença cardiovascular, sobretudo para doença arterial coronariana e doença cerebrovascular.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referência:

  • Kim et al; Multivitamin Use and Cardiovascular Outcome; Circ Cardiovasc Qual Outcomes. 2018;11:e004224. DOI: 10.1161/CIRCOUTCOMES.117.004224
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar