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Teleconsulta na clínica: 5 motivos para usá-la

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Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Implementar a Teleconsulta na clínica traz benefícios a médicos e pacientes. Essa modalidade da Telemedicina desempenha um papel de destaque na área da saúde, e promete crescer cada vez mais.

A Teleconsulta é definida como a realização de consultas médicas de maneira remota via celulares, tablets ou computadores, por meio de tecnologias seguras, como as encontradas nos softwares médicos.

Ela é uma das vertentes da Telemedicina, que por sua vez faz parte de uma área ainda mais ampla, conhecida como Telessaúde, a qual faz uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) para prestar serviços de saúde a distância.

Segundo um artigo do Caderno de Saúde Pública de 2020, a Telessaúde:

“Pode trazer benefícios, como a redução de tempo de atendimento, dos custos de deslocamento de pacientes e profissionais de saúde e melhorias na qualidade assistencial.”

Todos os benefícios citados acima são alcançados com a Teleconsulta na clínica e, neste artigo, você verá 5 motivos para implementá-la o mais rápido possível em seus atendimentos.

Acompanhe!

5 motivos para utilizar a Teleconsulta na clínica

Um dos maiores receios dos profissionais ao se depararem com a possibilidade da Teleconsulta é o de distanciamento entre médico e paciente.

Diante disso, é importante salientar que a Teleconsulta não tem como objetivo eliminar a assistência médica presencial. Veja o depoimento da Dra. Ana Moreira sobre o assunto:

“Eu escuto com frequência que o atendimento remoto perde qualidade, humanidade, e para falar a verdade, eu não vejo nada disso. São situações muito específicas que nós não conseguimos contornar pelo Teleatendimento, e nosso objetivo não é substituir o atendimento presencial, mas complementar.”

Confira a seguir 5 motivos para utilizar a Teleconsulta na clínica:

Médico faz teleconsulta durante pandemia

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1. Ajuda a fidelizar pacientes

Já imaginou poder otimizar seus atendimentos e entregar ao seu paciente uma experiência incrível?

Todo paciente traça uma jornada que começa antes mesmo da consulta e se estende até depois dela. Ao utilizar a Teleconsulta na clínica, você colabora com essa jornada, ao oferecer uma experiência ainda melhor.

Isso porque a Teleconsulta permite que o paciente entre na consulta em poucos minutos, sem ter que enfrentar filas, procurar por estacionamentos e precisar se deslocar quando não é necessário.

Afinal, as idas aos médicos normalmente demoram por volta de uma hora, e o paciente tem mais conforto se puder ficar em casa.

Essa facilidade também fornece mais flexibilidade ao paciente, que terá mais liberdade para escolher quando e como deseja realizar o atendimento.

Ou seja, mesmo se ele estiver viajando, poderá se consultar com você. Um ótimo diferencial, não concorda?

Ao oferecer essa flexibilidade somada a um atendimento humanizado, você certamente alcançará muito mais fidelização em sua clínica.

2. Elimina as fronteiras dos atendimentos

E se você pudesse levar suas consultas a qualquer parte do mundo? Quantos pacientes a mais poderia atender?

Graças à Teleconsulta e à Telemedicina, hoje é possível eliminar totalmente as fronteiras de seus atendimentos, pois grande parte da assistência médica pode ser feita de maneira remota.

Com a Teleconsulta, o médico consegue levar seu suporte mesmo para aqueles que moram distantes dos grandes centros e que, muitas vezes, não possuem acesso a especialistas.

Veja este trecho da Demografia Médica de 2020:

“Há enorme desigualdade entre a disponibilidade de médicos nas capitais e nas cidades do interior. As diferenças ocorrem também entre as próprias capitais e entre os municípios do interior dos diversos estados.”

Assim sendo, é possível perceber o quanto a tecnologia ainda tem a colaborar com os serviços de saúde e com a população. Com a Telemedicina, você também ajuda a construir uma saúde mais acessível a todos.

3. Reduz custos e facilita o acompanhamento médico

Quantas vezes um paciente precisou retornar à sua clínica apenas para pegar uma prescrição ou solucionar dúvidas e queixas mais simples?

Com a Teleconsulta, tudo isso pode ser feito de forma muito prática, sem que o paciente precise se deslocar até a clínica, algo vantajoso para você, pois assim poderá focar mais nas consultas presenciais e em casos mais complexos.

A Teleconsulta elimina gastos desnecessários com papéis, telefonia, manutenção de espaços físicos, entre outros, e colabora para que você atenda mais e melhor.

Tanto você quanto o paciente economizam, pois o paciente economiza por não precisar se deslocar até o consultório, e os estabelecimentos médicos conseguem diminuir as filas de espera ao priorizar as emergências.

Com a Telemedicina, é possível enviar prescrições, pedidos de exame e atestados a distância, e toda essa facilidade é ainda melhor se você utilizar um software para Teleconsulta integrado ao prontuário eletrônico.

O acompanhamento médico também fica mais fácil, você garante a chance de estar próximo ao paciente, mesmo que vocês estejam fisicamente distantes, algo extremamente positivo para casos de longos acompanhamentos.

4. Evita a sobrecarga dos serviços de saúde presenciais

A Teleconsulta tem a capacidade de reduzir a circulação de indivíduos em estabelecimentos de saúde presenciais, o que reduz a contaminação de pessoas em pandemias e além delas.

Com a tecnologia, é possível realizar vários tipos de consultas remotas, tanto primeira consulta quanto acompanhamentos e, dessa maneira, o médico consegue detectar quais casos requerem um atendimento presencial.

Esse aspecto tem se mostrado imensamente positivo no contexto vivenciado com a pandemia da Covid-19, porque reduz os riscos para os pacientes com comorbidades, ou outros que não podem comparecer às consultas médicas.

Além disso, evita consultas hospitalares desnecessárias àqueles com sintomas mais leves, e beneficia os serviços de saúde presenciais, que não ficarão mais superlotados.

Na matéria da Folha, um programa de Telemedicina tem regulado a lista de espera por especialistas no interior gaúcho e obteve uma redução de 47% na fila, de 170 mil para 90 mil pessoas.

Em um cenário pós-pandemia, as possibilidades são imensas, e trarão vantagens ainda maiores aos pacientes com doenças crônicas, mais idosos, com dificuldades de locomoção, ou qualquer outra questão que comprometa o deslocamento dos mesmos.

5. Promove maior segurança nos atendimentos

Alguma vez você já respondeu um paciente via WhatsApp ou SMS?

Muitos médicos já prestaram seus serviços a distância, seja esclarecendo uma simples dúvida, ou fornecendo uma orientação mais completa.

Com a Teleconsulta, você tem a chance de garantir mais segurança a esses atendimentos ao utilizar uma plataforma específica, pois as utilizadas nas comunicações do dia a dia não são recomendadas para os atendimentos médicos.

Isso porque essas plataformas não possuem o nível de segurança necessário. Ao deixar uma conversa com um paciente em seu WhatsApp, por exemplo, essa conversa fica exposta em seu celular, e os dados sensíveis dos pacientes também.

Por isso, utilizar uma plataforma de Teleconsulta é a melhor opção, a qual garante a segurança de seus atendimentos e fornece mais respaldo jurídico com o envio de um termo de consentimento, assim como é feito no iClinic.

Ao implementar a Teleconsulta na clínica, você garante um atendimento modernizado e diferenciado a seus pacientes, conquista mais fidelização e colabora com a melhoria da assistência em saúde no Brasil.

Para se manter atualizado em sua profissão, você pode contar com o melhor da tecnologia, como a Telemedicina e o Whitebook, um aplicativo que te ajuda na tomada de decisão clínica e conta com mais de 9 mil materiais desenvolvidos por médicos.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado! Antes de ir, comenta aqui embaixo qual a sua opinião sobre o uso da Teleconsulta na clínica, vamos adorar saber. 🙂

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

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