Telemedicina no home care: como funciona?

A telemedicina no home care permite que os profissionais de saúde melhorem o monitoramento remoto. Saiba mais no Portal PEBMED

A telemedicina no home care permite que os profissionais de saúde melhorem o monitoramento remoto, tenham mais discussões clínicas e atuações interdisciplinares.

O home care é uma área essencial da saúde. Os pacientes que conseguem atendimento domiciliar podem ter mais conforto, contato com a família e humanização no atendimento.

Uma reportagem publicada no Coren-SP traz a informação de que desde o início da pandemia, a busca pelo home care aumentou 35%.

Os profissionais que atuam nesse segmento precisam ir além do cuidado com a saúde e fortalecer suas habilidades interpessoais, como afirma a enfermeira Aline Yumi Iwasaki.

> “O profissional que trabalha com home care precisa ter não só conhecimento técnico, mas também possuir empatia, resiliência, paciência, bom senso, ética e saber trabalhar em equipe, para caminhar junto à família do paciente durante o tratamento. Assim como é importante saber respeitar as culturas e crenças de cada indivíduo, pois cada família vive em um contexto social diferente.

Veja neste artigo como o home care consegue ampliar seus benefícios com a ajuda das técnicas da telemedicina. Acompanhe!

home care

Como a telemedicina auxilia no home care?

O home care engloba toda e qualquer prestação de serviço de saúde realizada na casa do paciente.

Esse atendimento domiciliar é indicado para quem pode fazer seu tratamento com mais conforto em casa, como idosos, pacientes em pós-operatórios, entre outros.

As consultas e procedimentos como aplicação de medicamentos são feitos com o apoio de uma equipe multidisciplinar, geralmente composta por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e demais profissionais.

Uma das bases que fazem o home care funcionar com qualidade é a Telemedicina. Qualquer exercício da Medicina mediado por tecnologias e feito a distância é considerado uma prática da Telemedicina.

Imagine que um paciente idoso necessite de acompanhamento psicológico. Nesse caso, o ideal é que o profissional esteja presencialmente em sua casa.

Entretanto, ele mora em uma cidade pequena, com poucos psicólogos especializados em home care. Além do paciente idoso, o profissional precisa acompanhar 10 pacientes por dia.

Felizmente, a maioria dos pacientes preferem fazer teleconsulta e o psicólogo não precisa gastar horas com locomoção indo a diferentes casas. Ele tem tempo suficiente para ir na casa de quem realmente precisa.

Esse é apenas um exemplo de como a Telemedicina permite que os pacientes tenham acompanhamentos a distância com qualidade, e oferece mais tempo para os profissionais de saúde.

5 exemplos de Telemedicina no home care

1. Teleconsulta

A Teleconsulta refere-se especificamente à prática de realizar consultas a distância por meio de uma plataforma de videoconferência, como um software médico.

Para os atendimentos que não exigem exame físico, não é necessário se deslocar até a casa do paciente para realizar a consulta e, muitas vezes, o paciente se sente mais confortável ao estar sozinho em seu ambiente.

2. Telediagnóstico

O Telediagnóstico é a prática de diagnosticar o paciente a distância

Um técnico de enfermagem pode receber resultados de um exame no hospital, enviar para o médico que fará o diagnóstico de sua própria clínica e repassar para o técnico de enfermagem que visitará o paciente.

O médico ainda pode enviar um laudo assinado digitalmente para o enfermeiro e o paciente, o que garante a mesma validade jurídica do que um documento assinado à mão.

3. Teleorientação

O ato de orientar e solucionar dúvidas a distância se caracteriza como Teleorientação quando não é feito durante uma consulta.

Essa orientação pode ser tanto para o paciente quanto para um profissional de saúde que está em sua casa, como um enfermeiro, fisioterapeuta ou psiquiatra.

4. Monitoramento remoto

O monitoramento remoto é possível com a ajuda de equipamentos como medidor de pressão arterial, glicosímetros e ventiladores mecânicos. Sem eles, a maioria dos pacientes não poderia realizar o atendimento domiciliar.

Apesar dos equipamentos já ajudarem no home care, o ideal é que todas as informações coletadas sejam centralizadas em um único documento, de preferência o prontuário eletrônico.

Assim, ao invés de cada profissional de saúde ter uma informação, todos conseguem ter acesso a um prontuário seguro, organizado e compartilhado entre a equipe.

5. Interação a distância entre a equipe clínica

Um paciente provavelmente vai precisar de pelo menos 3 profissionais de saúde em sua equipe no home care, como um médico e dois enfermeiros.

Em alguns casos, esse número pode aumentar para 4, 5 profissionais, assim por diante. Devido à rotina agitada, é difícil reunir toda a equipe em um único local ao mesmo tempo.

Mas o paciente não pode ser negligenciado. Seu caso precisa ser discutido e é essencial que a equipe esteja completamente alinhada, de acordo com o tratamento que será realizado.

A Telemedicina pode ajudar com uma plataforma segura para que os profissionais conversem a distância e façam anotações, como um sistema médico com Teleconsulta integrada ao prontuário.

Além do alinhamento, a equipe também pode contar com um aplicativo de apoio à tomada de decisão clínica que oferece calculadoras, prescrições, artigos que solucionam dúvidas e quizzes.

Neste artigo você aprendeu como a Telemedicina no home care funciona e exemplos práticos. Caso tenha gostado do conteúdo, não deixe de compartilhar com seus colegas!

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