Transtorno do espectro autista (TEA): a suspeita através das primeiras manifestações

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é o termo usado para a descrição de transtornos do desenvolvimento neurológico, que pode se apresentar através de múltiplas formas  de dificuldades de comunicação precoce,  interação social e pela presença de comportamentos sensórios-motores repetitivos ou restritos, em alguns pacientes. O estudo e grande conscientização da população e dos profissionais da saúde sobre essa possibilidade diagnóstica levou ao aumento expressivo do conhecimento sobre a doença resultando em maior número de diagnósticos nos últimos anos.

O diagnóstico em pediatria continua sendo um grande desafio. Nos lactentes por volta dos seis meses de vida há poucos sinais e sintomas que fazem distinção entre os pacientes com ou sem TEA que receberam um diagnóstico posterior, o que mostra uma das possibilidades de atraso no diagnóstico, visto os sintomas mais consistentes de TEA estão presentes entre 12 e 24 meses de vida.

TEA

Afinal, quais são as possíveis primeiras manifestações clínicas dos pacientes com TEA?  

Com o objetivo de auxiliar o pediatra geral na suspeita diagnóstica de TEA, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou em 2019 um manual de orientações sobre TEA. Neste manual, algumas manifestações clínicas são reforçadas, com ênfase no primeiro ano de vida,  para que essa suspeita diagnóstica possa ser realizada. Dentre eles destacam-se os seguintes sintomas:

  • Perda de habilidades já adquiridas;
  • Não se atentar para sons, ruídos e vozes no ambiente;
  • Ausência de sorriso social;
  • Contato visual ausente e deficiência no olhar sustentado;
  • Pouca atenção à face humana (preferência por objetos);
  • Maior interesse por objetos do que por pessoas;
  • Pouca ou nenhuma vocalização;
  • Aversão ao toque;
  • Baixa frequência de sorriso e reciprocidade social;
  • Interesses não usuais;
  • Incômodo incomum com sons altos;
  • Distúrbio de sono moderado ou grave;
  • Irritabilidade no colo e pouca responsividade no momento da amamentação;

Vale ressaltar que, a perda de habilidades durante o desenvolvimento é um dos principais sinais de alerta para TEA, independente da idade do paciente. Outros sinais que relacionados à faixa etária do paciente também são relevantes, como a ausência de expressões faciais e pouco engajamento social e comunicativo aos seis meses de idade, não olha para onde o cuidador aponta ou não faz imitações aos nove meses  e não realiza gestos convencionais como dar tchau aos doze meses.

Leia também: Recomendação de screening para transtorno do espectro autista

A avaliação do desenvolvimento psicomotor é essencial e indispensável durante as consultas de rotina de pediatra ou até mesmo durante consulta com o subespecialista pediátrico, com o objetivo de diagnosticar precocemente os pacientes para que o tratamento seja estabelecido.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Manual de Orientação - Transtorno do espectro autista - Sociedade Brasileira de Pediatria  (SBP), 2019. # Mughal S, Faizy RM, Saadabadi A. Autism Spectrum Disorder. 2021 Aug 6. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan–. PMID: 30247851. # Lord C, Elsabbagh M, Baird G, Veenstra-Vanderweele J. Autism spectrum disorder. Lancet. 2018 Aug 11;392(10146):508-520. doi: 10.1016/S0140-6736(18)31129-2. Epub 2018 Aug 2. PMID: 30078460; PMCID: PMC7398158.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.