Tratamento da esclerodermia grave: transplante mieloablativo x ciclofosfamida

Esclerodermia com envolvimento de órgãos internos (esclerose sistêmica cutânea difusa) é uma desordem auto-imune devastadora.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Esclerodermia com envolvimento de órgãos internos (esclerose sistêmica cutânea difusa) é uma desordem auto-imune devastadora. Apesar dos avanços, a mortalidade impulsionada pelo envolvimento pulmonar não mudou em 40 anos.

Embora drogas anti-reumáticas modificadoras de doença (DMARDs) e produtos biológicos tenham sido estudados, nenhum deles demonstrou benefício duradouro e apenas ciclofosfamida administrada por 12 meses mostrou benefícios a curto prazo em comparação com placebo. Para muitos pacientes, a esclerodermia é uma doença fatal.

Recentemente, postamos em nossa página, um caso real de esclerose sistêmica. Infelizmente, esta paciente tinha um quadro grave e o desfecho foi o óbito. O NEJM publicou um estudo que pode revelar uma nova abordagem para casos como o este. Eles compararam o transplante autólogo mieloablativo de células selecionadas CD34 +  com imunossupressão por meio de 12 infusões mensais de ciclofosfamida em pacientes com esclerodermia.

MÉTODOS

Adultos (18 a 69 anos de idade) com esclerodermia grave foram aleatoriamente selecionados para receber transplante de células-tronco autólogo autônomo mieloablativo (36 participantes) ou ciclofosfamida (39 participantes). O desfecho final primário foi um score de classificação global comparando participantes uns com os outros com base nas características da doença avaliadas aos 54 meses: morte, sobrevivência livre de eventos (sobrevivência sem falência respiratória, renal ou cardíaca), capacidade vital forçada, a pontuação no Índice de Incapacidade do Questionário de Avaliação de Saúde e o índice modificado de pele de Rodnan.

RESULTADOS

Na população com intenção de tratar (todos os participantes que haviam sido submetidos a aleatorização), os resultados compostos de classificação global em 54 meses mostraram a superioridade do transplante (67% das 1.404 comparações em pares favoreceram o transplante e 33% favoreceram a ciclofosfamida, P = 0,01).

Na população por protocolo (participantes que receberam um transplante ou completaram nove ou mais doses de ciclofosfamida), a  taxa de sobrevivência livre de eventos aos 54 meses foi de 79% no grupo de transplante e 50% no grupo ciclofosfamida (P = 0,02).

Um total de 9% dos participantes no grupo de transplante iniciou medicamentos anti-reumáticos modificadores de doença (DMARDs) em 54 meses, em comparação com 44% das pessoas no grupo ciclofosfamida (P = 0,001). A mortalidade relacionada ao tratamento no grupo de transplantes foi de 3% aos 54 meses e 6% aos 72 meses, em comparação com 0% no grupo ciclofosfamida.

CONCLUSÃO

O transplante de células-tronco hematopoiéticas autólogas mieloablativo alcançou benefícios a longo prazo em pacientes com esclerodermia, incluindo melhorias na sobrevivência livre de eventos e em geral, a um custo de aumento da toxicidade esperada. Taxas de morte relacionada ao tratamento e uso de DMARDs pós-transplante foi menor do que aqueles em relatórios anteriores de transplante não-mieloablativo.

É médico e também quer ser colunista da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

  • Myeloablative Autologous Stem-Cell Transplantation for Severe Scleroderma. N Engl J Med 2018; 378:35-47January 4, 2018DOI: 10.1056/NEJMoa1703327
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades