Leia mais:
Leia mais:
Tuberculose e covid-19: rastreio e combate [podcast]
Isoniazida para ILTB em indivíduos com HIV em tratamento
Tuberculose: qual é a sua relevância para a pediatria?
Tuberculose: Estudo busca opções de tratamento de menor duração
Dia Mundial da Tuberculose: como identificar as tuberculoses gastrointestinais?

Tuberculose: novo método de análise diminui tempo e custo de testes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Embora esteja em declínio, a incidência de tuberculose ainda é alta no Brasil. De acordo com o Programa Nacional de Controle da Tuberculose, criado pelo Ministério da Saúde, o país registrou 75 mil novos casos em 2016. O tempo do diagnóstico é determinante na sobrevida do paciente. Um novo método desenvolvido nos Estados Unidos promete diminuir o período e o custo hospitalar com os exames clínicos da doença.

Em um levantamento divulgado em agosto na JAMA Internal Medicine, o novo método se mostrou eficaz na identificação da tuberculose, e a rapidez no diagnóstico diminuiu a estadia do paciente no hospital. O algoritmo é calculado com base na análise molecular laboratorial e aplicado ao tradicional exame de baciloscopia direta do escarro. O objetivo do estudo é verificar o impacto do algoritmo no método tradicional.

Leia mais: Teste molecular na tuberculose extrapulmonar: uma boa alternativa diagnóstica?

Para avaliar o novo método, pesquisadores realizaram um estudo de coorte com pacientes com suspeita de tuberculose, atendidos no hospital Zuckerberg San Francisco General Hospital and Trauma Center, entre 2014 e 2016. Como o algoritmo de testagem molecular começou a ser aplicado em 2015, o levantamento contou com 233 voluntários do período da pré-implementação e 259 participantes da pós-implementação e comparou os resultados dos dois grupos. A faixa etária dos indivíduos era em média de 54 anos.

Resultados

A pesquisa concluiu que o tempo médio do primeiro resultado depois da coleta do escarro no grupo pós-implementação da testagem molecular foi menor do que no grupo da pré-implementação (4,6 horas vs 18,4 horas), o tempo médio do resultado final a partir da coleta do escarro também foi inferior no primeiro grupo em relação ao segundo (22,4 horas vs 39,1 horas).

O novo método também diminuiu o período de internação dos pacientes. No grupo pós-implementação, o tempo de estadia em comparação com o grupo da pré-implementação foi em média de 4,9 dias vs 6,0 dias (P=0,03), resultando em uma alta hospitalar mais rápida no primeiro grupo.

O desempenho do novo algoritmo também impactou positivamente no custo com despesas médicas, pois o diagnóstico mais eficiente e preciso significou menor uso de recursos hospitalares. O novo algoritmo diagnosticou com acurácia todos os tipos de tuberculose e ainda identificou rapidamente 251 pacientes com resultado negativo para a doença; a economia foi em média US$ 13.347 por resultado negativo. A estimativa dos pesquisadores é que o hospital deixe de gastar mais de US$ 3 milhões anualmente.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Referências:

  • Chaisson LH, Duong D, Cattamanchi A, et al. Association of Rapid Molecular Testing With Duration of Respiratory Isolation for Patients With Possible Tuberculosis in a US Hospital. JAMA Intern Med. Published online August 27, 2018. doi:10.1001/jamainternmed.2018.3638
  • http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-01/brasil-tem-34-dos-casos-de-coinfeccao-de-tuberculose-e-hiv-do-mundo
  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ProgramaTB.pdf
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar