Ultrassom POCUS como prognóstico na parada cardíaca

O ultrassom point-of-care (POCUS) tem sido proposto como um adjuvante capaz de auxiliar o médico no atendimento aos paciente com parada cardíaca

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Na parada cardíaca por assistolia ou atividade elétrica sem pulso, a identificação e correção de causas subjacentes são fundamentais para o sucesso da ressuscitação. O ultrassom point-of-care (POCUS) tem sido proposto como um adjuvante capaz de auxiliar o médico no atendimento, ao identificar situações como:

  • Disfunção sistólica ventricular grave
  • Derrame e tamponamento pericárdico
  • Embolia pulmonar
  • Pneumotórax
  • Hipovolemia

Na última diretriz do ACLS 2015, o ultrassom está recomendado como “talvez possa ajudar” (IIb), desde que não atrapalhe nem interrompa as compressões. Um estudo recente trouxe uma outra forma do POCUS auxiliar na RCP: como prognóstico de qual paciente irá apresentar retorno à circulação espontânea (ROSC) e sobrevida.

Leia maisCorticoide após parada cardiorrespiratória melhora o prognóstico?

Os pesquisadores realizaram uma extensa revisão sistemática e metanálise, incluindo apenas casos de PCR por AESP/assistolia de causas não traumáticas. No total, selecionaram 10 estudos com 1485 participantes. Os resultados mostraram:

  • A presença de contração ventricular vista no POCUS tem sensibilidade de 60% e especificidade de 90% para predizer ROSC e, respectivamente, 70 e 75% para sobrevida com alta hospitalar.
  • A capacidade de identificar o paciente que vai sobreviver é maior quando a PCR é por AESP, em comparação com assistolia.

Qual a mensagem prática?

O POCUS veio para ficar. A capacidade de melhorar nossa acurácia diagnóstica e permitir decisões que mudem o desfecho são inegáveis. Esse estudo traz mais um motivo para seu uso: capacidade prognóstica. Qual o principal “senão” no contexto da RCP: não pode de maneira nenhuma atrapalhar a massagem cardíaca, pois há relação direta entre tempo com compressão e chance de sobrevida

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • LINK, Mark S et all. Adult Advanced Cardiovascular Life Support. 2015 American Heart Association Guidelines Update for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades