Leia mais:
Leia mais:
A ultrassonografia é útil no acompanhamento de pacientes com arterite de células gigantes?
Ultrassom no paciente grave: ampliando a avaliação da hipoperfusão no choque
Ultrassom 5D: alta resolução para uma reconstrução mais realista do feto
Pancreatite: devo solicitar ultrassonografia abdominal?
Ultrassonografia: uma ferramenta complementar nos distúrbios neuromusculares

Ultrassom point-of-care para guiar a punção reduz tempo de utilização do cateter?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em um novo estudo, publicado na Critical Care Medicine, pesquisadores avaliaram se a utilização do ultrassom point-of-care para guiar a punção pode reduzir o tempo de utilização do cateter.

Para isso, 68 pacientes foram submetidos a cateterização venosa central com ultrassom e comparados com 92 controles, que apresentaram inserção de cateter central não assistida. O desfecho primário foi a colocação correta da ponta do cateter.

A ponta foi posicionada com precisão em 59 dos 68 pacientes (86,7%) no grupo assistido por ultrassom em comparação com 51 de 94 (54,8%) no grupo controle (p<0,001).

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

O Dr. Ronaldo Gismondi, Doutor em Medicina e professor de Clínica Médica da UFF, comentou os achados do estudo:

“Imagina a cena: você está de plantão na residência e, de madrugada, é chamado para atender um paciente chocado. Rapidamente você insere um cateter venoso profundo para início de nora e a enfermeira te pergunta se o acesso está liberado. Você faz até faz o teste de refluxo venoso, mas sem o raio-x, há uma insegurança em autorizar o início da medicação. O que fazer? Autorizar e rezar? Ou ir na femoral, onde as taxas de infecção são mais altas e você não pode monitorizar a PVC? Até hoje, provavelmente foi isso que você fez. Mas o estudo mencionado acima mostra uma luz no fim do túnel!

Um grupo japonês utilizou o ultrassom point-of-care para guiar a punção, avaliar se houve pneumotórax e confirmar a correta posição do cateter venoso central. O US, pela janela subcostal, foi eficaz em localizar e reposicionar a ponta do cateter e reduziu o tempo de espera de 2,4 horas para 15 minutos! Lembrando a todos que a posição ideal do cateter na radiografia é na veia cava superior, o mais vertical possível, próximo à altura da carina.”

Veja na figura abaixo:

 cateter venoso central em posição correta
Posição correta do cateter venoso central

Referências:

  • Crit Care Med. 2017 May 22. doi: 10.1097/CCM.0000000000002500. [Epub ahead of print]
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar