Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?

Ivermectina na CovidD-19: I-TECH Randomized Clinical Trial (parte 1) [podcast]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

No episódio de hoje, o cardiologista e responsável pela coluna de MBE no Portal PEBMED, Fabio Tuche, comenta as novas atualizações sobre o uso de ivermectina no Covid-19 através do estudo I-TECH Randomized Clinical Trial, publicado no periódico médico JAMA, em fevereiro de 2022. Este é o primeiro episódio, de uma série de quatro, onde o especialista abordará tópicos do estudo.

Saiba mais sobre estudo. Aperte o play e confira!

Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!

Histórico sobre o uso na ivermectina na Covid-19

Em junho de 2020, a ivermectina demonstrou ter efeitos antivirais contra o SARS-CoV-2 in vitro. No final de 2020, os ensaios clínicos começaram a relatar benefícios clínicos muito convincentes. Desde então, várias metanálises relataram um efeito significativo na sobrevivência, hospitalizações, recuperação clínica e eliminação viral aumentando o interesse público no uso de ivermectina para Covid-19, o qual ocorreu mundialmente de forma indiscriminada.

Porém, uma grande limitação para justificar o uso dessa medicação se refere à qualidade metodológica das evidências disponíveis, pois vários estudos apresentam “alto risco de viés”. Logo, diante de novas evidências como esse estudo publicado no JAMA, é muito importante saber como avaliá-las em termos de aplicabilidade, risco de viés e interpretação de resultados.

O primeiro passo, uma vez que se tem o artigo em mãos, é analisar o seu grau de aplicabilidade (validade relacional), ou seja, o quanto que a informação científica “se encaixa” no seu contexto de prática, onde surgem as dúvidas e onde são tomadas as decisões clínicas. Para isso, deve-se identificar a pergunta que o estudo se propõe a responder, a qual tem a anatomia PICO, assim como as perguntas estruturadas que surgem no dia-a-dia cuidando de pacientes.

Como responder a pergunta feita no artigo utilizando a estrutura PICO?  

P – descreve detalhadamente a população de pacientes incluída no estudo,
I – descreve a intervenção avaliada no estudo (terapêutica, diagnóstica ou prognóstica),
C – a comparação (intervenção opcional)
O – (do inglês outcome) o(s) desfecho(s) avaliados no estudo clínico.

Somente após essa identificação, pode-se comparar essa pergunta (PICO) do estudo com a sua pergunta (PICO) que surge no seu contexto de prática, checando se elas são suficientemente semelhantes.

Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Steven Chee Loon Lim, MRCP1; Chee Peng Hor, MSc2,3; Kim Heng Tay, MRCP4; et al. Efficacy of Ivermectin Treatment on Disease Progression Among Adults With Mild to Moderate COVID-19 and Comorbidities The I-TECH Randomized Clinical Trial. JAMA Intern Med. Published online February 18, 2022. doi: 10.1001/jamainternmed.2022.0189
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.