Página Principal > Cardiologia > Uso de acetilcisteína ou bicarbonato de sódio após a angiografia traz benefícios?

Uso de acetilcisteína ou bicarbonato de sódio após a angiografia traz benefícios?

Tempo de leitura: 2 minutos.

Apesar do amplo uso do bicarbonato de sódio e da acetilcisteína na prevenção da lesão renal aguda após a angiografia, seus benefícios nunca foram comprovados. Um estudo recente do New England Journal of Medicine (NEJM) investigou essa questão.

Cerca de 5 mil pacientes com alto risco de complicações renais, agendadas para um angiografia, foram randomizados para receber bicarbonato de sódio intravenoso 1,26% ou cloreto de sódio intravenoso 0,9% e cinco dias de acetilcisteína ou placebo oral. Destes participantes, 4.993 foram incluídos na análise modificada de intenção de tratamento.

O desfecho primário foi um composto de morte, necessidade de diálise ou um aumento persistente de, pelo menos, 50% no nível de creatinina sérica aos 90 dias, a partir do baseline. A lesão renal aguda associada ao contraste foi um desfecho secundário.

Não houve interação entre o bicarbonato de sódio e a acetilcisteína em relação ao desfecho primário (p = 0,33). O composto primário analisado ocorreu em 110 dos 2.511 pacientes (4,4%) no grupo do bicarbonato de sódio, em comparação com 116 de 2.482 (4,7%) no grupo cloreto de sódio (odds ratio [OR] = 0,93; IC de 95%: 0,72 a 1,22; p = 0,62), e em 114 de 2.495 pacientes (4,6%) no grupo acetilcisteína, em comparação com 112 de 2.498 (4,5%) no grupo placebo (OR = 1,02; IC de 95%: 0,78 a 1,33; p = 0,88). Não houve diferenças significativas entre os grupos nas taxas de lesão renal aguda associada ao contraste.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que entre os pacientes com alto risco de complicações renais submetidos à angiografia, não existe benefício no uso de bicarbonato de sódio sobre o cloreto de sódio ou de acetilcisteína em relação ao placebo para prevenção da mortalidade, necessidade de diálise, declínio da função renal ou para a prevenção de lesões renais agudas associadas ao contraste.

Você pode ler o artigo na íntegra nesse link.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Outcomes after Angiography with Sodium Bicarbonate and Acetylcysteine. November 12, 2017DOI: 10.1056/NEJMoa1710933

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.