Leia mais:
Leia mais:
O uso de betabloqueadores em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica
Betabloqueadores são benéficos na doença pulmonar obstrutiva crônica?
Como tratar hipertensão em pacientes asmáticos?
Hipotensores oculares utilizados no tratamento do glaucoma
Betabloqueadores em gestantes podem provocar má-formação nos bebês?

Uso de betabloqueadores pode aumentar risco de mortalidade em diabéticos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Em novo artigo do Mayo Clinic Proceedings, publicado em abril, pesquisadores avaliaram a relação entre o uso de betabloqueadores e mortalidade por todas as causas em pacientes com e sem diabetes.

Para esse estudo de coorte prospectivo, os autores utilizaram os dados da US National HealthNutrition Examination Survey, de 1999 a 2010. Os participantes (2.840 diabéticos e 14.684 não-diabéticos) foram acompanhados desde a data de participação até 31 de dezembro de 2011.

Em comparação aos participantes diabéticos que não faziam uso de um betabloqueador, a mortalidade por todas as causas foi significativamente maior em diabéticos que utilizaram algum betabloqueador (HR, 1,49; IC de 95%: 1,09 a 2,04; P = 0,01).

Betabloqueadores: particularidades para as quais não nos atentamos no dia a dia

Além disso, a mortalidade por todas as causas em participantes diabéticos com doença arterial coronariana (DAC) foi significativamente maior naqueles que utilizavam betabloqueadores, comparados àqueles que não usavam (HR, 1,64; IC de 95%: 1,08 a 2,48; P = .02). Em participantes não diabéticos com DAC a mortalidade foi significativamente menor naqueles que usavam betabloqueadores (HR, 0,68; IC de 95%: 0,50 a 0,94, P = 0,02).

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que o uso de betabloqueadores pode estar associado a um risco aumentado de mortalidade em pacientes com diabetes e entre o subgrupo que tem DAC.

Bateu uma dúvida? O Whitebook refresca sua memória com conteúdos atualizados. Baixe aqui o nosso app.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Risk of All-Cause Mortality in Diabetic Patients Taking β-Blockers. Tsujimoto, Tetsuro et al. Mayo Clinic Proceedings , Volume 93 , Issue 4 , 409 – 418
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar