Leia mais:
Leia mais:
Quetamina é alternativa eficaz ao haloperidol no paciente agitado?
Droga intranasal para depressão mostra boa eficácia em estudos iniciais
Uso de ketamina está associado com menor risco de suicídio

Uso de ketamina está associado com menor risco de suicídio

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em novo artigo publicado no American Journal of Psychiatry, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de dados examinando os efeitos de uma dose única de ketamina sobre a ideação suicida.

Os dados dos participantes foram obtidos de 10 dos 11 estudos de comparação identificados que utilizaram solução salina ou midazolam como tratamento de controle. A análise incluiu apenas participantes que tiveram ideação suicida no baseline (n = 167).

As principais medidas de resultado foram os itens de suicídio de escores clínicos administrados pelo médico (Montgomery-Asberg [MADRS] ou Hamilton [HAM-D]) e os de autorrelato (QIDS-SR ou Beck [BDI]), obtidos em até 1 semana após a administração da ketamina.

Em apenas 1 dia, a ketamina reduziu a ideação suicida significativamente. Os efeitos foram classificados como de moderados a grandes (d de Cohen = 0,48 – 0,85) em todos os momentos após a administração do medicamento.

Uma análise de sensibilidade demonstrou que, em comparação com os tratamentos de controle, a ketamina teve benefícios significativos nos itens dos escores MADRS, HAM-D e QIDS-SR, mas não do BDI. O efeito do medicamento sobre a ideação suicida permaneceu significativo após o ajuste para mudanças na gravidade dos sintomas depressivos.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que a ketamina reduziu rapidamente os pensamentos suicidas, dentro de 1 dia e por até 1 semana em pacientes deprimidos. Os efeitos do medicamento foram parcialmente independentes dos seus efeitos sobre o humor. Agora, eles sugerem pesquisas adicionais sobre a segurança a longo prazo da ketamina e a sua eficácia na redução do risco de suicídio antes da implementação clínica.

Veja também: ‘Alertas sobre suicídio em adolescentes’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

2 comentários

  1. Jorge barrios

    Esse trabalho furado nada que ver
    Dados muito subjetivos e portanto sujeito a erros

  2. O Jorge é um bosta com dificuldade de interpretação de texto. Desconsidere esse mané. Muito boa a informação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar