Página Principal > Cardiologia > Uso de vitamina D de alta dose previne doenças cardiovasculares?
capsulas de vitamina d

Uso de vitamina D de alta dose previne doenças cardiovasculares?

Tempo de leitura: 2 minutos.

O papel da vitamina D na regulação do metabolismo ósseo já está bem estabelecido. No entanto, dados da literatura evidenciam que a função da vitamina D também pode atuar na regulação do sistema imunológico e em efeitos antiproliferativos nas células, podendo ainda desempenhar função na fisiologia do sistema cardiovascular.

Neste contexto, surge o seguinte questionamento: a suplementação de vitamina D de alta dose mensal previne doenças cardiovasculares?

Para responder essa pergunta, foi realizado um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, placebo-controlado, com o objetivo de avaliar a eficácia da suplementação mensal de vitamina D na redução da incidência de doença cardiovascular.

Veja também: ‘Reposição de vitamina D – para quem?’

Como intervenção foi avaliada a vitamina D3 oral em uma dose inicial de 200.000 UI, seguida posteriormente por uma dose mensal de 100.000 UI versus placebo durante uma mediana de 3,3 anos (intervalo: 2,5-4,2 anos).

Foram randomizados 5.110 participantes para receber vitamina D3 (n=2.558) ou placebo (n=2.552). Dois participantes retiraram consentimento do estudo, e o restante (n=5.108) foi incluído na análise. A média de idade foi de 65,9 (8,3) anos e 2.969 (58,1%) eram do sexo masculino.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

A incidência cumulativa de doença cardiovascular foi de 11,8% entre os participantes que receberam vitamina D3 mensalmente e 11,5% entre os que receberam placebo. A suplementação mensal de vitamina D em altas doses não preveniu doenças cardiovasculares. Este resultado, portanto, não suporta o uso de suplementação de vitamina D mensal para este objetivo.

Autora:

 

Referência:

  • cragg R, Stewart AW, Waayer D, Lawes CMM, Toop L, Sluyter J, et al. Effect of Monthly High-Dose Vitamin D Supplementation on Cardiovascular Disease in the Vitamin D Assessment Study A Randomized Clinical Trial. JAMA Cardiol. 2017. [Epub ahead of print]

2 Comentários

  1. Liliane lopes Rocha Vieira

    A indicação principal da vitamina d3 , está na fixação do cálcio nos ossos e a proteção imunológica de pacientes . O estudo da sua ação no sistema cardiovascular não foi feita usando o a vitamina d3 associada a vitamina k2 que forma uma verdadeira barreira protetora dos estruturas cardíacas.

  2. Ubiratan Rosa Passos

    Concordo com a Liliane. Eu acrescentaria o uso concomitante de magnésio, ou seja, vitamina D3+magnesio+vitamina K2. Estão querendo nos fazer engolir estáticas a todo custo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.