Vacina contra influenza é estendida para todas as faixas etárias

A vacina contra influenza foi disponibilizada pelo Governo Federal a todas as faixas etárias enquanto durarem os estoques do imunizante.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O Ministério da Saúde disponibilizou a vacina da influenza (gripe) para todas as faixas etárias no dia 5 de junho. A medida somente é válida enquanto durar o estoque de 10 milhões de doses disponíveis.  Até o dia 2 de junho, somente 41,3 milhões de brasileiros dentro do público-alvo tinham se vacinado contra a gripe no país, pouco mais da metade da população estimada. O único estado que atingiu a meta até este momento foi o Amapá, com 95,6% do público-alvo vacinado. 

Leia também: Influenza: complicações associadas que merecem nossa atenção

Até o fechamento desta matéria, nenhum grupo prioritário tinha atingido a meta de vacinação. A campanha foi prorrogada com o objetivo de alcançar a meta que, neste ano, é de 90%. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2022: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. 

Dúvidas frequentes dos pais sobre a vacinação contra a Covid-19 em crianças

Importância da imunização 

“Conseguir uma cobertura adequada é fundamental para maximizar a capacidade benéfica da vacinação tanto a nível individual quanto coletivo. Além de reduzir os riscos de adoecimento, a vacinação de uma ampla proporção de pessoas reduz a circulação viral e, por consequência, a transmissão e a ocorrência e/ou manutenção de surtos. A realização de campanhas visa a conseguir alcançar a maior quantidade possível de pessoas, em geral priorizando os com maior risco de doença grave ou de complicações, como gestantes, idosos e crianças, e os mais expostos ou suscetíveis, como os profissionais de saúde ou pessoas privadas de liberdade”, ressaltou a infectologista do Hospital Clementino Fraga Filho e colunista da PEBMED, Isabel Cristina Melo Mendes, colunista da PEBMED, em entrevista ao portal. 

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. 

Além de proteger a população contra a influenza e a pneumonia, o imunizante também reduz as chances de efeitos graves da Covid-19, como constatou um amplo estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina de Miami. 

Foram reunidos e analisados dados de 75 mil pacientes com a doença nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Israel e Singapura. Os voluntários foram divididos em dois grupos imunizados com a vacina da gripe e os que não receberam o imunizante. 

A análise mostrou que aqueles que não receberam a vacina da gripe tinham 20% mais chances de irem para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30% mais riscos de desenvolver trombose venosa profunda, 45% mais risco de infecção generalizada e 58% mais propensos a ter um acidente vascular cerebral (AVC). 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

# https://aps.saude.gov.br/noticia/2378 # https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-06/cidade-do-rio-de-janeiro-libera-vacina-contra-gripe-para-populacao # https://butantan.gov.br/noticias/vacina-contra-a-gripe-reduz-em-quase-90-o-risco-de-ter-covid-19-grave-aponta-estudo # https://saudebrasil.saude.gov.br/saude-brasil-contra-a-influenza