Leia mais:
Leia mais:
Influenza: conheça os vídeos sobre o tema no Whitebook
Vacina contra influenza é estendida para todas as faixas etárias
Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo vai até 3 de junho
Influenza: complicações associadas que merecem nossa atenção
Tripla infecção: é possível ter covid-19, gripe e dengue ao mesmo tempo?

Vacina contra influenza é estendida para todas as faixas etárias

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O Ministério da Saúde disponibilizou a vacina da influenza (gripe) para todas as faixas etárias no dia 5 de junho. A medida somente é válida enquanto durar o estoque de 10 milhões de doses disponíveis.  Até o dia 2 de junho, somente 41,3 milhões de brasileiros dentro do público-alvo tinham se vacinado contra a gripe no país, pouco mais da metade da população estimada. O único estado que atingiu a meta até este momento foi o Amapá, com 95,6% do público-alvo vacinado. 

Leia também: Influenza: complicações associadas que merecem nossa atenção

Até o fechamento desta matéria, nenhum grupo prioritário tinha atingido a meta de vacinação. A campanha foi prorrogada com o objetivo de alcançar a meta que, neste ano, é de 90%. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2022: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. 

Dúvidas frequentes dos pais sobre a vacinação contra a Covid-19 em crianças

Importância da imunização 

“Conseguir uma cobertura adequada é fundamental para maximizar a capacidade benéfica da vacinação tanto a nível individual quanto coletivo. Além de reduzir os riscos de adoecimento, a vacinação de uma ampla proporção de pessoas reduz a circulação viral e, por consequência, a transmissão e a ocorrência e/ou manutenção de surtos. A realização de campanhas visa a conseguir alcançar a maior quantidade possível de pessoas, em geral priorizando os com maior risco de doença grave ou de complicações, como gestantes, idosos e crianças, e os mais expostos ou suscetíveis, como os profissionais de saúde ou pessoas privadas de liberdade”, ressaltou a infectologista do Hospital Clementino Fraga Filho e colunista da PEBMED, Isabel Cristina Melo Mendes, colunista da PEBMED, em entrevista ao portal. 

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. 

Além de proteger a população contra a influenza e a pneumonia, o imunizante também reduz as chances de efeitos graves da Covid-19, como constatou um amplo estudo realizado por pesquisadores da Escola de Medicina de Miami. 

Foram reunidos e analisados dados de 75 mil pacientes com a doença nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Israel e Singapura. Os voluntários foram divididos em dois grupos imunizados com a vacina da gripe e os que não receberam o imunizante. 

A análise mostrou que aqueles que não receberam a vacina da gripe tinham 20% mais chances de irem para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30% mais riscos de desenvolver trombose venosa profunda, 45% mais risco de infecção generalizada e 58% mais propensos a ter um acidente vascular cerebral (AVC). 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# https://aps.saude.gov.br/noticia/2378 # https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-06/cidade-do-rio-de-janeiro-libera-vacina-contra-gripe-para-populacao # https://butantan.gov.br/noticias/vacina-contra-a-gripe-reduz-em-quase-90-o-risco-de-ter-covid-19-grave-aponta-estudo # https://saudebrasil.saude.gov.br/saude-brasil-contra-a-influenza
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.