Leia mais:
Leia mais:
Ministério da Saúde lança campanha nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti
Quiz: paciente com dor no corpo, dor retro orbital e febre. Qual a conduta de enfermagem? 
Mosquitos infectados com wolbachia podem ajudar no controle da dengue?
Estudo busca analisar efeitos da Zika e da Covid-19 na sexualidade e fecundidade
Infecção prévia por zika pode estar relacionada ao risco de dengue grave?

Vacina contra Zika avança, mas ainda traz preocupações

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

bA rápida propagação do vírus Zika (ZIKV) e sua associação à microcefalia em recém-nascidos e à síndrome de Guillain-Barré, levaram a grandes esforços para desenvolver uma vacina contra esse flavivírus. Um novo estudo agora comprova que anticorpos dos flavivírus relacionados, o grupo da dengue, podem neutralizar o Zika; mas um segundo anticorpo pode aumentar o crescimento do mesmo.

Análises filogenéticas mostram que o ZIKV está intimamente relacionado ao grupo do vírus da dengue. Pesquisadores avaliaram as atividades de um painel de anticorpos bem definidos isolados de pacientes com dengue, que focam na proteína E de todos os quatro tipos de dengue (DENVs). Eles descobriram que dois desses anticorpos, EDE1 e EDE2, neutralizam o ZIKV in vitro. Análises mostraram que os anticorpos se ligam ao ZIKV proteína E em similaridade, mas não completamente idêntico, e ao DENV2 proteína E.

Um grande aspecto clinico da doença DENV é a cocirculação de quatro tipos de DENVs em áreas endêmicas, e a descoberta que anticorpos de reação cruzada que se desenvolvem durante a infecção inicial com um sorotipo DENV levam a um aumento da infecção dependente de anticorpo na infecção subsequente com um segundo sorotipo DENV e, consequentemente, a doenças clínicas mais severas.Os pesquisadores também fizeram estudos com plasma coletados de pacientes que tiveram DENV e descobriram que os anticorpos anti-DENV se ligam ao ZIKV, mas a neutralização do ZIKV foi menos eficiente que a neutralização do DENV.

Outros estudos mostraram que o plasma de pacientes com DENV tinha atividade cruzada para ZIKV, produzindo infecções 100 vezes maiores em células mieloides. Nos estudos com anticorpos monoclonais anti-DENV, vários destes que tem como alvo o epítopo da proteína E e que são componentes importantes da imunidade ao DENV, não tinham atividade neutralizante para o ZIKV, e impulsionavam a produção de anticorpos com atividade cruzada estimulatória de infecção. Testes de anticorpos monoclonais EDE1 e EDE2 revelaram que vários poderiam impulsionar a infecção e outros poderiam inibi-la.

500x250banner2

Os anticorpos EDE selecionados parecem ser capazes de neutralizar todos os DENVs e ZIKV, e são a esperança de uma vacina universal para Zika e Dengue, e também de uma terapia profilática para mulheres grávidas com risco de ZIKV. Mas, considerando que ZIKV e DENV estão presentes nas mesmas regiões geográficas e que os anticorpos anti-DENV podem ter atividade cruzada estimulatória para a infecção pelo ZIKV, os estudos para uma vacina devem ser conduzidos com cautela. O risco de estimulação da infecção devido a atividade cruzada do anticorpo tem sido um importante limitante no desenvolvimento de vacina contra a dengue e poderia, do mesmo modo, limitar o desenvolvimento de vacinas contra o Zika.

As melhores condutas médica você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.