Vacina de covid-19 entra no Calendário Nacional de Vacinação de crianças em 2024

As pessoas maiores de 18 anos devem tomar o reforço da vacina bivalente, caso já tenham tomado ao menos duas doses. 

O Ministério da Saúde decidiu incluir no Calendário Nacional de Vacinação, a partir de 2024, a vacina contra covid-19 para crianças de 6 meses a 5 anos e grupos de maior risco (idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua). 

Assim como outros países, o Brasil tem apresentado uma oscilação nos casos de covid-19. Segundo o último Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) há sinais de crescimento de casos de Síndrome Respiratórias Aguda (SRAG) causada pelo SARS-CoV-2 na população adulta em estados do Sul e São Paulo, enquanto ao mesmo tempo há uma queda no ritmo de crescimento anteriormente observado no Rio de Janeiro e Brasília. 

Saiba mais: Covid-19 em pacientes diabéticos: há diferenças? 

Vacina de covid-19 entra no Calendário Nacional de Vacinação de crianças a partir de 2024

Vacina de covid-19 entra no Calendário Nacional de Vacinação de crianças a partir de 2024

Imunização 

O Ministério reforça que “a vacina é a principal medida de combate ao vírus e às formas graves da doença”. E que o imunizante é disponibilizado no SUS para maiores de 6 meses de idade sendo importante que as pessoas completem o ciclo vacinal. São três doses para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade é constituída, com intervalo de 8 semanas entre a 1ª e a 2ª dose, e intervalo de 4 meses entre a 2ª e a 3ª dose. Maiores de 18 anos devem tomar o reforço da vacina bivalente, caso já tenham tomado ao menos duas doses. 

Leia também: Vacinas bivalentes contra a covid-19 

Campanha 

Em novembro deve ser lançada uma nova campanha do Ministério da Saúde para conscientização da importância da testagem, da vacinação e do tratamento (o antiviral nirmatrelvir/ritonavir, indicado para pessoas com mais de 65 anos e pacientes imunossuprimidos com mais de 18 anos, está disponível no SUS). 

Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo