Vacina meningocócica C é ampliada para profissionais da saúde

Ampliação do público-alvo é uma medida para reduzir a circulação do vírus.

Desde o último dia 5 de agosto, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) passou a recomendar o reforço da vacina meningocócica C (Conjugada) também para profissionais da área da saúde.

Segundo o Calendário Nacional de Vacinação, o imunizante deve ser aplicado em duas doses aos 3 e 5 meses de idade e depois um reforço ao 1 ano de vida. A nova dose de reforço recomendada para os trabalhadores da saúde deve ser aplicada mesmo que o calendário vacinal esteja em dia.

Já crianças de menos de 10 anos de idade que não tenham tomado todas as doses necessárias, podem ir aos postos se vacinar. O intuito da ampliação do público-alvo é reduzir a circulação do vírus.

 

 

Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a ampliação dos públicos aptos a receber a vacina meningocócica C (Conjugada). A partir de agora, trabalhadores da saúde e crianças até 10 anos podem se vacinar. A extensão do público-alvo vai até fevereiro de 2023 e tem o objetivo de proteger a população contra doença meningocócica do sorogrupo C, ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no país.

O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. Segundo a nova orientação do Ministério da Saúde, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da meningocócica C. Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose.

Apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.

“Uma das principais medidas para a prevenção e controle da doença meningocócica do sorogrupo C, é a manutenção de elevadas coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes. A adoção dessa estratégia tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença causada por esse sorogrupo, evitando a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Adriana Lucena.

Além da vacina meningocócica C, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina ACWY para adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades