Vacina contra influenza reduz risco de morte pediátrica?

Influenza (gripe) é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Possui elevada transmissibilidade e distribuição global.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Influenza (conhecida como gripe) é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Possui elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

Febre, calafrios, tremores, cefaleia, mialgia, anorexia, tosse seca, dor de garganta e coriza são sintomas sistêmicos e respiratórios frequentes observados durante a influenza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias.

Idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto.

Desde 1999, a estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações, a fim de reduzir hospitalizações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação no Brasil. O Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza anualmente, e os grupos prioritários (crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, indivíduos com ≥ 60 anos de idade, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais) podem receber gratuitamente a vacinação nos postos de saúde.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

A maior parte das mortes pediátricas associadas à influenza ocorrem em crianças não vacinadas. Evidências para a eficácia da vacinação na prevenção de mortes associadas à influenza são necessárias. Neste contexto, recentemente, foi publicado um estudo que avaliou se a vacinação contra a influenza reduziu o risco de morte associada à influenza em crianças e adolescentes.

De julho de 2010 a junho de 2014, 358 mortes pediátricas associadas à influenza confirmadas por laboratório foram relatadas entre crianças de 6 meses a 17 anos. O status de vacinação foi determinado para 291 mortes, 75 (26%) receberam a vacina antes do início da doença. As proporções vacinadas foram semelhantes para meninos e meninas e não apresentaram diferença.

A eficácia da vacina contra a morte foi de 65% (intervalo de confiança [IC] 95%: 54% a 74%). A eficácia da vacina entre crianças com condições de alto risco foi de 51% (IC 95%: 31% a 67%), comparado com 65% (IC 95%: 47% a 78%) entre crianças sem condições de alto risco.

A vacinação contra a influenza foi associada com redução do risco de morte pediátrica associada à influenza confirmada laboratorialmente. Dessa forma, o aumento da vacinação pode prevenir mortes associadas à influenza em crianças e adolescentes.

 

Referências:

  • Portal da Saúde – Ministério da Saúde – www.saude.gov.br.
  • Flannery B, Reynolds SB, Blanton L, Santibanez TA, O ’halloran A, Lu P-J, et al. Influenza Vaccine Effectiveness Against Pediatric Deaths: 2010–2014. Artic Pediatr [Internet]. 2017;139(5):2010–4.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags