Vaginose bacteriana: panorama clínico [podcast]

Ouça o episódio com a Dra. Caroline Oliveira, ginecologista e conteudista do WB, sobre a vaginose bacteriana.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

A vaginose bacteriana é a causa mais comum de corrimento vaginal, e a recorrência pode chegar a 70% dos casos dentro de nove meses. Ouça a explicação da ginecologista e conteudista do Whitebook, Dra. Caroline Oliveira, sobre o tema.

Definição

É a causa mais comum de corrimento vaginal em mulheres com idade fértil. A ausência de inflamação é o motivo para o termo “vaginose”, em vez de “vaginite”.

Fisiopatologia

Gardnerella vaginalis é o elemento-chave na patogênese. Alterações na microbiota vaginal que resultam na vaginose bacteriana incluem:

  • Redução nos lactobacilos normalmente dominantes;
  • Aumento na concentração de outros organismos, especialmente gram-negativos anaeróbios, tais como Gardnerella vaginalis, Atopobium vaginae, Prevotella species, Porphyromonas, Bacteroides, Peptostreptococcus, Mycoplasma hominis, Ureaplasma urealyticum, Mobiluncus e Streptococcus agalactiae (grupo B).

A vaginose bacteriana eleva o risco de aquisição de infecções sexualmente transmissíveis e pode trazer complicações às cirurgias ginecológicas e à gravidez (ex.: Ruptura prematura de membranas,  corioamnionite, prematuridade  e endometrite pós-cesárea ). Quando presente nos procedimentos invasivos, eleva o risco de doença inflamatória pélvica (DIP).

Saiba mais sobre esta condição ouvindo episódio completo do podcast do Whitebook. Ouça abaixo!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades