Varíola dos macacos: Ministério da Saúde monitora duas suspeitas de casos no Brasil

Nesta segunda-feira, 30, o Ministério da Saúde divulgou está monitorando dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Nesta segunda-feira, 30, o Ministério da Saúde divulgou está monitorando dois casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil. Um dos casos que está em investigação é no Ceará e o outro em Santa Catarina. Um possível terceiro caso ainda está em discussão com a pasta para se tornar uma suspeita da doença. Se trata de um paciente do Rio Grande do Sul. Até o momento, nenhuma ocorrência foi confirmada em território nacional.

“A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”, esclareceu o Ministério da Saúde.

Panorama mundial

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, no último domingo, 29, uma atualização do cenário epidemiológico da varíola dos macacos no mundo. De acordo com o órgão, foram confirmados laboratorialmente 257 casos em 20 países considerados não endêmicos para a doença.

Cerca de 120 casos suspeitos foram relatados à OMS. Nenhuma morte foi relatada.

Ainda na publicação, a OMS alerta que a situação está evoluindo rapidamente e já espera que haja mais casos identificados à medida que a vigilância se expande em países não endêmicos, bem como em países conhecidos como endêmicos que ainda não relataram casos recentes.

Sobre a varíola dos macacos

Conhecida como varíola do macaco, monkeypox é uma zoonose causada pelo Monkeypox virus, um vírus do gênero Orthopoxvirus, pertencente à família Poxviridae. A essa família, também pertencem os vírus da varíola e o vírus Vaccinia, a partir do qual a vacina contra varíola foi desenvolvida.

Após a erradicação da varíola em 1980 e a interrupção da vacinação, infecções por Monkeypox virus tornaram-se a orthopoxvirose de maior importância para a saúde pública mundialmente, com casos esporádicos localizados principalmente nas regiões central e oeste da África. Duas variantes distintas foram descritas nessas regiões, com a variante da África Central sendo historicamente associada a doença mais grave e mais transmissível, com uma taxa de fatalidade de aproximadamente 10,6% quando comparada com uma taxa de 3,6% associada à variante da África Ocidental.

Saiba mais sobre a doença aqui!

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

# Brasil tem dois casos suspeitos de varíola dos macacos, diz Ministério da Saúde. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/05/30/variola-dos-macacos-ministerio-da-saude.ghtml  # World Health Organization (21 May 2022). Disease Outbreak News; Multi-country monkeypox outbreak in non-endemic countries. Available at: https://www.who.int/emergencies/disease-outbreak-news/item/2022-DON385