Varíola dos Macacos: uma emergência de saúde global

O vírus da varíola dos macacos já se espalhou por mais de 75 países desde o primeiro caso identificado na Inglaterra no início de maio.

Neste último sábado, 23 de Julho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos (monkeypox) como nova emergência de saúde global, ou seja, trata-se de um “evento extraordinário” de risco de saúde pública, por disseminação internacional e necessita de uma resposta internacional coordenada.

Varíola dos Macacos uma emergência de saúde global.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da varíola dos macacos são febre, dor de cabeça e no corpo, seguido inicialmente de manchas, pápulas que evoluem para vesículas que se tornam pústulas e por fim crostas. As lesões na pele inicialmente desenvolvem-se no rosto e depois espalham para outras partes do corpo, inclusive genitais.

Com mais de 16 mil casos e cinco mortes, de acordo com a OMS, as recomendações para evitar a propagação da doença foram divididas em grupos de países que enfrentam diferentes fases da transmissão da doença.

Dessa forma, a organização dividiu em quatro grupos conforme a situação epidemiológica da doença. Em cada grupo, a OMS estabelece as recomendações são voltadas para mecanismos de coordenação, treinamento de equipes médicas, metas de interrupção de transmissão, estabelecimento de protocolos clínicos e de viagens, gerenciamento do risco de transmissão de animas para humanos, realização de estudos, além do aumento de produção e disponibilidade de medicamentos e vacinas.

No Brasil

O Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, já contabilizava 696 infecções até este sábado, com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro liderando o ranking de infecções.

Para saber mais sobre a Monkeypox (Varíola dos macacos), clique aqui.

Continue acompanhando as novidades aqui no Portal Pebmed, no App Nursebook e no Nursebook Web. Se você ainda não baixou, ele está disponível no App Store e na Play Store.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo

Especialidades