Varíola dos Macacos: uma emergência de saúde global

O vírus da varíola dos macacos já se espalhou por mais de 75 países desde o primeiro caso identificado na Inglaterra no início de maio.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Neste último sábado, 23 de Julho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos (monkeypox) como nova emergência de saúde global, ou seja, trata-se de um “evento extraordinário” de risco de saúde pública, por disseminação internacional e necessita de uma resposta internacional coordenada.

Varíola dos Macacos uma emergência de saúde global.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da varíola dos macacos são febre, dor de cabeça e no corpo, seguido inicialmente de manchas, pápulas que evoluem para vesículas que se tornam pústulas e por fim crostas. As lesões na pele inicialmente desenvolvem-se no rosto e depois espalham para outras partes do corpo, inclusive genitais.

Com mais de 16 mil casos e cinco mortes, de acordo com a OMS, as recomendações para evitar a propagação da doença foram divididas em grupos de países que enfrentam diferentes fases da transmissão da doença.

Dessa forma, a organização dividiu em quatro grupos conforme a situação epidemiológica da doença. Em cada grupo, a OMS estabelece as recomendações são voltadas para mecanismos de coordenação, treinamento de equipes médicas, metas de interrupção de transmissão, estabelecimento de protocolos clínicos e de viagens, gerenciamento do risco de transmissão de animas para humanos, realização de estudos, além do aumento de produção e disponibilidade de medicamentos e vacinas.

No Brasil

O Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, já contabilizava 696 infecções até este sábado, com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro liderando o ranking de infecções.

Para saber mais sobre a Monkeypox (Varíola dos macacos), clique aqui.

Continue acompanhando as novidades aqui no Portal Pebmed, no App Nursebook e no Nursebook Web. Se você ainda não baixou, ele está disponível no App Store e na Play Store.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

# Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. NOTA TÉCNICA Nº 03/2022 GVIMS/GGTES/ANVISA. Orientações para prevenção e controle da monkeypox nos serviços de saúde. Brasília, 2022. # Varíola dos macacos vira emergência global de saúde; saiba o que significa. O Globo. Saúde. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/07/23/variola-dos-macacos-vira-emergencia-global-de-saude-saiba-o-que-significa.ghtml # WHO. Monkeypox. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/monkeypox