Leia mais:
Leia mais:
Prevenção de polifarmácia no idoso: atualização dos critérios de Beers
Polifarmácia tem relação com declínio de cognição?
Diretrizes de desprescrição: como suspender um inibidor de bomba de prótons?
Reduzindo a polifarmácia: o processo da desprescrição
Interação medicamentosa: veja quais casos podem ser mais perigosos

Veja 9 estratégias para minimizar a Polifarmácia em pacientes com Insuficiência Cardíaca

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER3A Polifarmácia é uma grande preocupação em pacientes com Insuficiência Cardíaca, por isso, separamos nove estratégias para ajudar você a detectar medicamentos inadequados e potencialmente perigosos para seus pacientes.

1. Busque sempre conciliar as medicações abrangentes em todas as visitas clínicas e admissões. Pergunte aos pacientes sobre o tipo, dose e frequência de todos os seus medicamentos, inclusive os sem prescrição e alternativos, como homeopatia. Se possível, estes devem ser verificados com a farmácia.

2. Considere usar ferramentas de complexidade para identificar problemas dentro de um regime de medicação.

3. Pode ser vantajoso criar um registro com o fluxo de medicamento para atualizar em cada visita. Esse arquivo pode incluir quaisquer testes laboratoriais necessários para medicamentos específicos, como varfarina ou amiodarona. Pode ser útil fornecer aos pacientes uma cópia desta lista final e incentivá-los a guardar com eles em todos os momentos.

4. Avalie os potenciais riscos e benefícios de cada medicamento, antes de iniciar qualquer tratamento. Os medicamentos devem ser categorizados como essencial para os resultados desejados ou opcional, com o objetivo de reduzir ou eliminar os opcionais.

5. Suspenda medicações que não têm uma indicação ou são contra-indicados.

ban

6. Quando for possível e acessível, considere medicamentos combinados para reduzir o número de remédios tomados diariamente ou que podem ser usados para tratar menos de uma condição.

7. Evite prescrever novos medicamentos para tratar efeitos colaterais de outros remédios. A utilização de medicações deve ser limitada a apenas aqueles que são absolutamente necessários.

8. Oriente seus pacientes sobre os seguintes aspectos de medicamentos sem prescrição e alternativos: é importante comunicar-se com seu médico antes de tomar qualquer remédio; evite o uso de medicamentos com eficácia e segurança incertos; e avalie o teor de sódio em todos os rótulos.

9. Explique ao seus pacientes a importância de notificar o médico sobre qualquer alteração ou adição de remédios à lista de medicamentos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências: https://circ.ahajournals.org/content/circulationaha/early/2016/07/11/CIR.0000000000000426.full.pdf

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar