Leia mais:
Leia mais:
ACC 2022: como aumentar adesão do médico às diretrizes de IC? – estudo PROMPT-HF
ACC 2022: novo guideline de insuficiência cardíaca
Medicina Baseada em Evidências: como avaliar um guideline?
Orientações da nova diretriz de manejo da ascite e complicações na cirrose
Pacientes com fibromialgia sentem mais os efeitos da covid-19?

Veja as novas orientações nas diretrizes da Fibromialgia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

bA European League Againts Rheumatism (EULAR) publicou nesse mês novas orientações sobre Fibromialgia. As diretrizes fornecem recomendações baseadas em evidências, incluindo intervenções não farmacológicas e psicológicas, para o tratamento de pacientes com fibromialgia.

Essa é a primeira atualização das diretrizes da EULAR para o tratamento de fibromialgia em mais de uma década. As novas recomendações incluem provas para auxiliar terapias farmacológicas, não farmacológicas, complementares e alternativas.

O grupo de trabalho incluiu 18 membros de 12 países europeus, que analisaram dados de 107 revisões sistemáticas e/ou meta-análises. Como parte da terapia inicial, os autores encontraram fortes evidências para educação do paciente e intervenção não farmacológica (exercícios). Além disso, as recomendações enfatizam a necessidade de uma abordagem individualizada, que pode incluir intervenções farmacológicas, psicológicas e/ou reabilitativas, dependendo do paciente.

Entretanto, os autores alertam que o tamanho do efeito para muitos tratamentos é relativamente modesto e mais pesquisas são necessárias para determinar as estratégias ideais de tratamento para melhorar os resultados dos pacientes.

Ao analisar os dados, o grupo levou em conta fatores como: número de ensaios, quantidade de pacientes, desfechos avaliados e eventos adversos. Os pesquisadores basearam as recomendações em uma escala de quatro pontos (forte para, fraco para, forte contra e fraco contra) com a força de recomendação baseado no equilíbrio entre os efeitos desejados e indesejados, confiança nos efeitos e uso de recursos.

ban

Além das novas recomendações, a comissão destacou cinco perguntas prioritárias para pesquisa, que ajudarão a melhorar o atendimento ao paciente:

  1. A monoterapia é melhor do que uma abordagem multimodal?
  2. Que tipo de exercício é mais benéfico (de força ou treinamento aeróbico)?
  3. As características dos pacientes preveem a resposta terapêutica?
  4. Fibromialgia com doença inflamatória das articulações requer uma abordagem terapêutica diferente?
  5. Quem está melhor equipado para tratar pacientes com fibromialgia?

As novas orientações são baseadas nas informações mais atualizadas e estão de acordo com a prática da maior parte dos médicos que trabalha na área de fibromialgia. Veja a publicação completa clicando aqui.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências: https://ard.bmj.com/content/early/2016/07/04/annrheumdis-2016-209724.full

https://www.medscape.com/viewarticle/866267

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.