Veja as novas recomendações para triagem e tratamento de dislipidemia em adultos

O USPSTF publicou recomendações atualizadas sobre triagem e tratamento de distúrbios lipídicos em adultos. Veja os principais pontos:

O US Preventive Services Task Force (USPSTF) publicou recomendações atualizadas sobre triagem e tratamento de distúrbios lipídicos em adultos. Veja os principais pontos:

500x120-usuarios

Para adultos com idades entre 40-75 anos sem sintomas ou história de DCV e um risco de evento cardiovascular calculado para 10 anos de ≥10%:

O USPSTF recomenda que adultos sem antecedentes de doença cardiovascular (DCV) usem doses de baixa a moderada de estatinas para a prevenção de eventos cardiovasculares quando todos os seguintes critérios forem atendidos:

  • Idades de 40 a 75 anos;
  • Um ou mais fatores de risco de DCV (isto é, dislipidemia, diabetes, hipertensão ou tabagismo);
  • Risco calculado de 10 anos de um evento cardiovascular de 10% ou mais;

Identificação de dislipidemia e cálculo de 10 anos de risco de evento cardiovascular requer triagem universal de lipídeos em adultos de 40 a 75 anos.

Para adultos com idades entre 40-75 anos sem sintomas ou história de DCV e risco de evento cardiovascular em 10 anos de 7,5% a 10%:

Embora o uso de estatina possa ser benéfico para a prevenção primária de eventos cardiovasculares, em alguns adultos com risco em 10 anos de menos de 10%, a probabilidade de benefício é menor devido a uma menor probabilidade de doença e incerteza na predição de risco individual.

Os médicos podem optar por oferecer uma estatina de baixa a moderada dose a certos adultos sem história de DCV quando todos os seguintes critérios forem cumpridos:

  • Idades de 40 a 75 anos;
  • Um ou mais fatores de risco de DCV (isto é, dislipidemia, diabetes, hipertensão ou tabagismo);
  • Risco calculado de 10 anos de um evento cardiovascular de 7,5% a 10%;

Para adultos com 76 anos ou mais sem história de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral:

O USPSTF conclui que a evidência atual é insuficiente para avaliar o equilíbrio de benefícios e danos do uso de estatina em adultos idade 76 anos e mais velhos sem história de ataque cardíaco ou AVC.

Distúrbios lipídicos (dislipidemia) referem-se a níveis anormais de colesterol e/ou gordura no sangue. Existem diferentes tipos de colesterol: lipoproteína de baixa densidade (LDL-C ou colesterol “ruim”) e lipoproteína de alta densidade (HDL-C ou colesterol “bom”). Ter colesterol alto geralmente se refere a ter níveis elevados de LDL-C. Os triglicerídeos, um tipo de gordura, são outra substância “ruim” no sangue. Distúrbios lipídicos comuns incluem altos níveis de LDL-C, baixo HDL-C e altos níveis de triglicerídeos.

Dislipidemia aumenta o risco de acúmulo de placa dentro dos vasos sanguíneos, chamada aterosclerose ou, mais geralmente, doenças cardiovasculares (DCV). Quando a aterosclerose ocorre nos vasos sanguíneos do coração ou do cérebro, pode levar a ataques cardíacos e derrames. Reduzir o colesterol com ambas as mudanças de estilo de vida e medicamentos tem mostrado diminuir o risco de desenvolver e morrer de DCV.

Clique aqui e veja todas as recomendações da USPSTF sobre triagem e tratamento de distúrbios lipídicos em adultos.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER5

Referências:

  • https://www.uspreventiveservicestaskforce.org/Page/Document/draft-recommendation-statement175/statin-use-in-adults-preventive-medication1
  • Lipid Disorders: Screening and Treatment. JAMA. 2016;316(19):2056. doi:10.1001/jama.2016.16650

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades