Leia mais:
Leia mais:
Dia Mundial e Nacional da Osteoporose
Fraturas traumáticas também estão relacionadas à osteoporose?
Osteoporose: os guidelines para tratamento
Corticosteroides orais em crianças associado a sangramento gastrointestinal, sepse e pneumonia
Corticosteroides tópicos potentes podem aumentar o risco de fraturas osteoporóticas

Veja diretriz para tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

A Endocriny Society lançou no fim de março sua diretriz para tratamento da osteoporose em mulheres que estão na fase da pós-menopausa. O documento contém as principais recomendações e tratamento farmacológico às pacientes com a doença, principalmente aquelas com alto risco de fraturas, especialmente as que sofreram fraturas recentes. Os bisfosfonatos são a escolha inicial para reduzir o risco de fratura.

A continuidade do tratamento deve ser reavaliada após três a cinco anos de terapia e as pacientes com risco alto de fraturas devem prosseguir a usar as medicações, já as pacientes com risco baixo podem considerar a interrupção por até cinco anos.

As pacientes que já tem osteoporose e, portanto, risco alto de fraturas deve considerar terapia inicial com denosumab, esse tratamento não tem período de intervalo como aquele dos bisfosfonatos. As pacientes com altíssimo risco de fraturas, principalmente aquelas com fraturas graves ou múltiplas devem ser tratadas com teriparatida por pelo menos 2 anos, e após esse tempo, trocar a terapia para bisfosfonatos.

Leia maisComo a osteoporose se manifesta em crianças e adolescentes

Em algumas pacientes selecionadas (aquelas que não podem usar bisfosfonatos ou denosumab) podemos considerar o tratamento com raloxifeno, principalmente naquelas com alto risco para CA de mama e baixo risco para TVP. A tibolona pode ser considerada em pacientes com osteoporose e que também desejam realizar terapia de reposição hormonal (importante avaliar a indicação e risco desse medicamento).

Calcitonina só está indicada nos casos que todas as medicações acima não poderem ser utilizadas. Todas as pacientes devem receber suplementação de cálcio e vitamina D. A monitorização do tratamento se dá através de densitometria óssea a cada 1-3 anos, a dosagem do CTX e NTX também é útil.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar