Leia mais:
Leia mais:
A ciência no divã: como prever o constante aparecimento de doenças por novos vírus?

Vírus Sincicial Respiratório: aumenta o número de casos graves

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Nas últimas semanas, os hospitais privados de São Paulo registraram um aumento no número de crianças infectadas com o vírus sincicial respiratório, responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite em lactentes.

Na última terça-feira (11), o Hospital infantil Sabará, na Zona Oeste da cidade, precisou restringir o atendimento para emergências devido à alta demanda de crianças com complicações respiratórias graves. Em comunicado, o centro médico informou que o número de pacientes que precisaram ser internados foi 50% maior do que o registrado em 2015.

O Hospital Samaritano de São Paulo também informou um aumento na incidência das doenças respiratórias virais nas últimas três semanas, mas ressaltou que os casos estão dentro do previsto para a época do ano. Os vírus mais comumente identificados foram o H3N2, o H1N1 e o vírus sincicial respiratório.

Veja também: ‘Tudo que você precisa saber sobre o H1N1’

Vírus sincicial respiratório: sinais e sintomas

Segundo dados do estudo BREVI (Brazilian Respiratory Virus Study), o vírus sincicial respiratório é responsável por 66,7% dos episódios de hospitalização de bebês prematuros.

Em adultos e crianças maiores de 2 anos com boas condições de saúde, os sintomas mais comuns são: secreção nasal, espirros, tosse seca, febre baixa, dor de garganta e dor de cabeça. Em crianças menores de 2 anos, a infecção pode evoluir para sintomas mais comumente encontrados em bronquiolite. Na maioria das pessoas infectadas, os sintomas desaparecem espontaneamente em até cinco dias.

Os seguintes sinais clínicos merecem atenção: febre alta, muita tosse, dificuldade para respirar, adejo nasal, cianose labial e nas extremidades, pieira, tiragem intercostal, falta de apetite e letargia. Esses sintomas podem indicar a progressão da doença.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Diagnóstico e tratamento

Em caso de suspeita, o diagnóstico é feito através de exames laboratoriais (coleta de sangue, secreção do nariz e da garganta) e radiografia do tórax.

O tratamento é sintomático; são indicados medicamentos para baixar a febre e aliviar a mialgia e o mal-estar. Assim como a maioria das viroses, recomenda-se também repouso e ingestão de líquidos. Pacientes com insuficiência respiratória grave devem ser hospitalizados para receber suporte ventilatório mecânico e medicamentos específicos, como broncodilatadores e antibióticos.

Referências:

  • https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/virus-sincicial-repiratorio/
  • https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/casos-graves-de-virus-respiratorio-em-criancas-aumentam-em-hospitais-de-sp.ghtml
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.