Lembro bem do meu primeiro dia de aula em 2008, na graduação de enfermagem, na sala C-05, no Centro de Ciências em Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), eu tinha 19 anos e estava ali ainda perdida, sem saber o que me esperava pelos anos seguintes. Foram quatro anos de estudo, dificuldades e muito aprendizado. Convivia com diversas pessoas, fiz grande amigos e conheci aquele que, quatro anos depois, se tornou o meu marido!
Início da jornada
Ainda na graduação me aproximei e apaixonei pelo estudo da saúde da mulher. Entrei no Grupo de Pesque Saúde Sexual e Reprodutiva dos Grupos Humanos e comecei como voluntária num Projeto de Extensão e depois de seis meses já estava como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFRJ (PIBEX) no projeto de extensão intitulado “Saúde Reprodutiva e Sexual do Adolescente: Aconselhamento em Planejamento Familiar e DST em Comunidades Escolares do Município do Rio de Janeiro”. E, atuava em algumas escolas, fazendo roda de conversa e atividades em grupo com adolescentes, trabalhávamos questões a respeito de IST’s, métodos contraceptivos e educação sexual.
Seguindo a minha predileção em saúde da mulher, o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação foi sobre a temática endometriose e desenvolvi um estudo intitulado: “A Enfermagem Ginecológica e a Sexualidade da mulher com endometriose”. Através deste, concluí que a sexualidade para mulheres com endometriose é um fenômeno multifatorial e que depende das experiências vivenciadas por elas, sendo muito mais que o ato sexual em si.
Vivências como enfermeira por Liziane Linares [Jornadas de Enfermagem]
Logo após concluir a graduação, ingressei na Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA / UFRJ). E, nos dois anos como residente, atendi mulheres em diversas fases de suas vidas: adolescentes, jovens, adultas e idosas e durante o curso, também aprendi que a saúde da mulher deve ser estendida a sua rede de suporte social que pode ser compreendida como filhos, sua parceria e outros membros de sua família e coletividade. Passei por diversos setores da instituição e concomitante a residência, fiz duas pós-graduação, a Especialização em Gênero e Sexualidade, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Especialização em Enfermagem do Trabalho, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde escrevi o TCC com foco na saúde da mulher trabalhadora.
Continuando meus estudos, fui aprovada no mestrado, escrevi e defendi minha dissertação, trabalhei por dois anos como professora substituta na UFRJ e atuei ao lado de docentes que foram meus professores na graduação e isso foi um período de grande honra e aprendizado para mim.
Desde 2021, estou como conteudista do Nursebook, responsável pelo Bloco Saúde da Mulher, o que é fenomenal, tendo em vista que o conhecimento acessível pelos meios técnicos científicos e informacionais se tornou uma ferramenta importante para o aprimoramento dos estudantes e profissionais de enfermagem.