Leia mais:
Leia mais:
Guia Prático: Construção da Carreira [Mês da Enfermagem]
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Quantos banhos por dia uma criança com dermatite atópica deve tomar?
Trabalho e assédio moral: você sabe identificar?
Bloco de Enfermagem do Trabalho chega ao Nursebook! [Blog do Nurse]

Vivências como enfermeira por Isabelle Gaspar [Jornadas de Enfermagem]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Lembro bem do meu primeiro dia de aula em 2008, na graduação de enfermagem, na sala C-05, no Centro de Ciências em Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), eu tinha 19 anos e estava ali ainda perdida, sem saber o que me esperava pelos anos seguintes. Foram quatro anos de estudo, dificuldades e muito aprendizado. Convivia com diversas pessoas, fiz grande amigos e conheci aquele que, quatro anos depois, se tornou o meu marido!

Vivências como enfermeiros por Bárbara Petillo Jornadas de Enfermagem

Início da jornada

Ainda na graduação me aproximei e apaixonei pelo estudo da saúde da mulher. Entrei no Grupo de Pesque Saúde Sexual e Reprodutiva dos Grupos Humanos e comecei como voluntária num Projeto de Extensão e depois de seis meses já estava como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão da UFRJ (PIBEX) no projeto de extensão intitulado “Saúde Reprodutiva e Sexual do Adolescente: Aconselhamento em Planejamento Familiar e DST em Comunidades Escolares do Município do Rio de Janeiro”. E, atuava em algumas escolas, fazendo roda de conversa e atividades em grupo com adolescentes, trabalhávamos questões a respeito de IST’s, métodos contraceptivos e educação sexual.  

Seguindo a minha predileção em saúde da mulher, o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação foi sobre a temática endometriose e desenvolvi um estudo intitulado: “A Enfermagem Ginecológica e a Sexualidade da mulher com endometriose”. Através deste, concluí que a sexualidade para mulheres com endometriose é um fenômeno multifatorial e que depende das experiências vivenciadas por elas, sendo muito mais que o ato sexual em si. 

Vivências como enfermeira por Liziane Linares [Jornadas de Enfermagem]

Logo após concluir a graduação, ingressei na Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA / UFRJ). E, nos dois anos como residente, atendi mulheres em diversas fases de suas vidas: adolescentes, jovens, adultas e idosas e durante o curso, também aprendi que a saúde da mulher deve ser estendida a sua rede de suporte social que pode ser compreendida como filhos, sua parceria e outros membros de sua família e coletividade. Passei por diversos setores da instituição e concomitante a residência, fiz duas pós-graduação, a Especialização em Gênero e Sexualidade, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Especialização em Enfermagem do Trabalho, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde escrevi o TCC com foco na saúde da mulher trabalhadora. 

Continuando meus estudos, fui aprovada no mestrado, escrevi e defendi minha dissertação, trabalhei por dois anos como professora substituta na UFRJ e atuei ao lado de docentes que foram meus professores na graduação e isso foi um período de grande honra e aprendizado para mim.  

Desde 2021, estou como conteudista do Nursebook, responsável pelo Bloco Saúde da Mulher, o que é fenomenal, tendo em vista que o conhecimento acessível pelos meios técnicos científicos e informacionais se tornou uma ferramenta importante para o aprimoramento dos estudantes e profissionais de enfermagem.

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.