Leia mais:
Leia mais:
Vivências como enfermeira por Mariana Marins [Jornadas de Enfermagem]
Vivências como enfermeira por Liziane Linares [Jornadas de Enfermagem]
Vivências como enfermeiros por Camila Tenuto e Juan Carlos [Jornadas de Enfermagem]
Você sabe o que é a Campanha do Laço Branco? [Podcast Papo de Enfermeiro #04]
Blog do Nurse: Bloco de Enfermagem Cirúrgica ganha atualização!

Vivências como enfermeiros por Camila Tenuto e Juan Carlos [Jornadas de Enfermagem]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Essa é uma dúvida comum de todos os recém formados independente da sua área. Na enfermagem essa dúvida é ainda maior por se tratar de um dos poucos cursos em que você se forma e deve estar preparado para liderar uma equipe no primeiro dia de trabalho. 

Para nós, enfermeiros Juan e Camila, não foi diferente. 

A nossa história é mais ou menos assim… 

Há exatos 10 anos, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) diplomava o enfermeiro Juan que já trabalhava como técnico de enfermagem em um CTI pediátrico e tinha certeza que queria ser um bom enfermeiro pediatra. Enquanto a Universidade Federal Fluminense (UFF) formava a enfermeira Camila, apaixonada por bebês e sonhava trabalhar com neonatologia. 

Em comum, compartilhávamos o sentimento de cursar a residência para posteriormente trabalharem nas respectivas áreas de desejo. Realizamos o processo seletivo e fomos aprovados na residência do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ), onde nos conhecemos e nos tornamos amigos. 

A residência, além do título e experiência inicialmente desejados, tornou-se um ambiente de network, onde o nosso desempenho era observado pelos preceptores e membros da equipe multiprofissional e foi assim que,  ao término da residência, ambos já tinham algumas propostas de trabalho interessantes. 

O Juan saiu da residência aprovado em concurso público de um hospital universitário, sempre trabalhou em pediatria e chegou a exercer cargo de supervisão geral em uma das unidades onde trabalhou. 

A Camila, inicialmente trabalhou na UTI Neonatal do IFF/FIOCRUZ e em seguida foi aprovada em um concurso público do município do Rio de Janeiro. Passou a atuar em Unidade de Pronto Atendimento e teve a oportunidade de experienciar o cuidado à criança e ao adulto, o que foi fundamental para descobrir uma segunda vocação que é a terapia intensiva adulto. 

Os anos passaram, hoje atuamos no mesmo hospital, somos colegas de trabalho e possuímos a mesma função: enfermeiro rotina. O Juan do CTI pediátrico e a Camila do CTI adulto. 

 Além da experiência hospitalar, somos conteudistas do Nursebook e colunistas do Portal PEBMED. E na vida acadêmica, o Juan já cursou o mestrado e a Camila está em processo de finalização. 

Apesar de experiências profissionais um pouco distintas, o que carregam em comum? O espírito empreendedor na profissão. Empreender é construir uma carreira sólida, se preparar para ocupar espaços vazios, ser lembrado por ser mais do que um bom profissional e diferenciado.  

A dica que temos para vocês que estão começando, assim como nós há dez anos, é a de que definam com clareza seus objetivos profissionais. A resiliência e a capacidade de identificar oportunidades de crescimento devem estar presentes e são fundamentais para uma carreira de sucesso. 

Por fim, destacamos que a carreira de sucesso não é mensurada em ganhos salariais, número de seguidores nas redes sociais ou em publicações científicas, mas sim medida nos objetivos traçados e alcançados por cada um.

Autores:

  • Juan Carlos Silva Araujo. Enfermeiro (EEAN/UFRJ) •Especialista em pediatria (IFF/FIOCRUZ) • Especialista em preceptoria no SUS (IEP/HSL) • Mestre em enfermagem (EEAN/UFRJ) • Enfermeiro da UTI pediátrica do HUPE/UERJ e do IPPMG/UFRJ • Docente do curso de graduação em enfermagem das Faculdades São José.
  • Camila Tenuto. Enfermeira (EEAAC/UFF) • Especialista em Terapia Intensiva Neonatal (IFF/FIOCRUZ) • Especialista em Terapia Intensiva (UNYLEYA) • Discente do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (EEAAC/UFF) • Enfermeira rotina do CTI Geral (HUPE/UERJ)
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.