Leia mais:
Leia mais:
Mosquitos infectados com wolbachia podem ajudar no controle da dengue?
Infecção prévia por zika pode estar relacionada ao risco de dengue grave?
Casos de dengue nas Américas chegam a 1,6 milhão este ano, alerta OPAS
Casos prováveis de dengue ultrapassam 90 mil, com 14 mortes confirmadas
Quiz: qual dos sinais é considerado de alarme na dengue?

Você já ouvir falar em Neurodengue?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A incidência de dengue vem aumentando a cada dia, apresentando surtos epidêmicos nos grandes centros e acarretando custos de saúde pública ainda mais elevados. O quadro clínico clássico é caracterizado, principalmente, por febre por, pelo menos, cinco dias; dor retro-ocular; mialgia; artralgia; rash cutâneo; sintomas gastrointestinais (dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia). Quanto às complicações, as mais frequentes envolvem os fenômenos hemorrágicos, sobretudo, o choque hipovolêmico.

No entanto, as manifestações neurológicas dessa infecção viral estão sendo cada vez mais descritas. Infelizmente, ainda são pouco reconhecidas e, por isso, o atraso diagnóstico é comum. As alterações, geralmente, são subdividas em:

  • Encefalopatia por choque, hipóxia/hemorragia e edema cerebral, distúrbios hidroeletrolíticos, falências renal e/ou hepática (confusão mental, convulsões);
  • Encefalite por invasão direta do vírus (sinais neurológicos focais);
  • Desmielinização ou vasculite imunomediadas (como Guillain-Barré).

Os critérios diagnósticos da encefalite por dengue compreendem:

  • Dados clínicos compatíveis com encefalopatia febril;
  • Anticorpos IgM positivos no sangue ou no líquor;
  • Exclusão de outras causas de encefalite viral.

LEIA TAMBÉM: Vacina contra dengue – novas recomendações da OMS

A avaliação neurológica por imagem deve ser feita com ressonância magnética. As principais alterações incluem hipersinal bilateral em T2 e FLAIR, vistas especialmente na região gangliotalâmica. Outras possíveis regiões acometidas são os hipocampos, a ponte, o cerebelo e o corpo caloso. Micro-hemorragias podem ocorrer em pacientes com encefalite aguda hemorrágica.

Os achados não são específicos de alterações causadas pelo vírus dengue, por isso deve-se fazer diagnóstico diferencial, especialmente, com outras encefalites virais (como a causada pelo herpes) e com a encefalomielite disseminada aguda (ADEM).

Apesar de não haver tratamento específico para a dengue, levantar a suspeita dessa doença como diagnóstico diferencial diante de manifestações neurológicas no curso de doença viral ou pós-viral é essencial para o reconhecimento precoce de formas graves, permitindo o tratamento sintomático e prevenindo complicações.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar