Leia mais:
Leia mais:
Importância da Sustentabilidade para Promoção da saúde!
Fórum de Sepse 2022: Gerenciamento de dados do protocolo de sepse
Fórum de Sepse 2022: Sepse provável ou sepse possível?
COFEN realiza evento sobre inovações em Enfermagem e Saúde Mental
Você já ouviu falar em Enfermagem Forense? [Mês da Enfermagem]

Você já ouviu falar em Enfermagem Forense? [Mês da Enfermagem]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Sabe quais as oportunidades que a especialização em enfermagem forense pode abrir em sua vida? Para responder esse e outros questionamentos convidamos o enfermeiro doutorando Davydson Gouveia Santos.

Formação do entrevistado

Formou-se enfermeiro forense pelo pelo Instituto Desenvolvimento Educacional (IDE) em parceria com a Universidade Redentor e chancelado pela Associação Brasileira de Enfermagem Forense (AB Forense). Ele é especialista em urgência e emergência em terapia intensiva, especialista em terapia intensiva neonatal e pediátrica, mestre em enfermagem e doutorando em enfermagem.

enfermagem forense

Como Davydson conheceu a enfermagem forense

Conheceu a enfermagem forense produzindo o TCC da graduação, mas por conta da dificuldade em achar material sobre a área, acabou não se aprofundando no tema, somente alguns anos depois de formado, se deparou com um anúncio de um curso de especialização em enfermagem forense, se matriculou e cursou.

O que é a enfermagem forense?

A enfermagem forense vem com a intenção de aplicar os conhecimentos da enfermagem à necessidade do público e da justiça. Dessa maneira, a enfermagem forense tenta relacionar os aspectos forenses aos aspectos da saúde, formação biopsicossocial e investigação científica.

Áreas de atuação do enfermeiro forense

Ainda não é registrado no Código Brasileiro de Ocupação, de modo que não há o cargo de enfermeiro forense, impossibilitando, atualmente, abertura de concursos públicos na área, diferente de países como EUA e Canadá. Entretanto, o enfermeiro forense pode atuar em perícias judiciais que envolvam abuso sexual, investigação clínica de mortes, na enfermagem psiquiátrica na cadeia de custódia, enfermagem carcerária, coleta e preservação de vestígios e testemunho policial, em consultorias de desastres de massa entre outras áreas de atuação.

No Brasil, observa-se que o enfermeiro forense acaba utilizando os conhecimentos de enfermagem forense em suas áreas de atuação, muito por ainda não ser reconhecido pelo CBO.

Leia também: Fernanda Pautasso esclarece os principais aspectos sobre enfermeiro navegador

Expectativas

É um mercado promissor, pois há uma projeção de reconhecimento pelo CBO e a partir daí abrirem vagas e concursos públicos, principalmente para institutos de perícia geral, uma vez que peritos de nível superior de outras áreas tem um salário em torno de 12 a 13 mil reais.

Em nome do Nursebook agradecemos a valiosa contribuição do Davydson na construção do nosso mês da enfermagem e manifestamos nosso apoio às lutas da enfermagem forense no Brasil

 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.