Você sabe por que o excesso de peso aumenta o risco de câncer?

A crescente epidemia de obesidade do Ocidente estimula as pesquisas sobre a relação entre excesso de peso e diversos tipos de câncer.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A crescente epidemia de obesidade do Ocidente estimula as pesquisas sobre a relação entre o excesso de peso e câncer. O sobrepeso e a obesidade já representam o segundo fator de risco evitável para desenvolvimento de câncer em mulheres e o terceiro em homens, atrás de tabagismo em mulheres e tabagismo e etilismo em homens.

500x120-assinatura

O excesso de peso está associado ao aumento da incidência, da morbidade e da mortalidade de vários tipos de cânceres, como adenocarcinoma de esôfago, câncer colorretal, câncer de mama e de endométrio. Segundo o American Institute for Cancer Research 6% dos estimados 1,6 milhão de novos casos de câncer poderiam ser atribuídos ao excesso de peso.

Veja também: ‘Associação entre parto cesáreo e risco de obesidade’

Três fatores principais são considerados na associação positiva entre obesidade e câncer: o eixo insulina-IGF-1, os hormônios sexuais e os hormônios (adipocinas) produzidos pelo tecido adiposo.

E como isso ocorre?

A obesidade leva a um estado de resistência insulínica, que gera hiperinsulinemia para evitar hiperglicemia. A hiperinsulinemia estimula a produção hepática de IGF-1, que apresenta ação oncogênica direta via receptor de IGF-1, cuja expressão está aumentada em vários tumores, e ação indireta como supressor tumoral do p53.

Em indivíduos obesos há aumento da atividade da aromatase, que converte androgênios em estrogênio, responsável por estimular a proliferação e inibir a apoptose de células tumorais do endométrio e da mama.

Entre as adipocinas, a leptina estimula a aromatase e age diretamente na proliferação de células tumorais, de forma que se correlaciona positivamente com câncer colorretal, de próstata, mama e endométrio. Já a adiponectina tem ação antiproliferativa e apresenta correlação inversa a esses tipos de cânceres.

quadro1

Fica a dúvida: as inter-relações entre excesso de peso e câncer poderiam representar um possível alvo terapêutico? Talvez sim, estudos de intervenção em mudanças do estilo de vida e intervenções farmacêuticas estão em processo.

thaisdemuner

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

banner250x250

Referências:

  • Park, J. et al. Nat. Rev. Endocrinol. advance online publication 17 June 2014
  • E H Allott et al. Obesity and cancer: mechanistic insights from transdisciplinary studies. https://erc.endocrinology-journals.org 2015 Society for Endocrinology
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão