Leia mais:
Leia mais:
Você sabe qual exame realizado, alteração e diagnóstico da imagem?

Você sabe qual exame realizado, alteração e diagnóstico da imagem?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Observando a imagem, você consegue identificar qual exame foi realizado, que alteração apareceu e qual o diagnóstico?

O exame de imagem em questão é a autofluorescência, evidenciando hiperautofluorescências circulares em região de disco óptico compatível com o diagnóstico de drusas de disco óptico. Em exames normais o disco óptico está todo hipoautofluorescente (negro).

As drusas de disco óptico, ou drusas de papila, são corpos hialinos que consistem de concreções de material amorfo, laminado, extracelular, usualmente calcificado. No que diz respeito à sua patogenia, admite-se que a formação de drusas está relacionada com a degeneração axonal da cabeça do nervo óptico. Na maior parte dos casos são esporádicas, embora alguns autores sugiram um caráter hereditário com transmissão autossômica dominante de penetração variável. Constituem uma das causas mais frequentes de pseudopapiledema, merecendo, por isso, especial atenção no diagnóstico diferencial.

As drusas podem ser ocultas, ou seja, situadas abaixo das fibras nervosas retinianas, o que geralmente ocorre na infância. Nesta situação, a confusão com edema de papila é muito frequente. A partir da primeira ou segunda década de vida, em geral, tornam-se visíveis à oftalmoscopia, o que facilita o diagnóstico. Ocorrem em 0,3-2,0% da população, sendo bilaterais em 75% dos casos. Ambos os sexos são afetados em percentuais semelhantes, havendo predominância em caucasianos.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Na maioria das vezes são diagnosticadas incidentalmente, quando é realizada a fundoscopia. Os discos ópticos com drusas apresentam as margens indefinidas e as bordas elevadas, mas os vasos retinianos nas margens da papila se mostram bem definidos.

Em geral, os pacientes apresentam mínima ou nenhuma perda visual, assim como biomicroscopia e pressão intraocular normais. A perda acentuada da acuidade visual é rara, e quando presente, pode estar associado à obstrução vascular levando a neuropatia óptica isquêmica anterior.  Contudo, é comum as alterações campimétricas, sendo a mais frequente, o aumento da mancha cega, seguida dos defeitos arqueados.

Os exames complementares são de extremo auxílio no diagnóstico. A angiofluoresceinografia pode revelar a existência de autofluorescência e a não existência de extravasamento de contraste nas fases tardias do exame, como ocorre no edema de papila.

A ecografia do nervo óptico em modo A e B é um método eficaz ao evidenciar uma estrutura com alta refletividade no início do complexo de ecos correspondentes à área da papila. A tomografia de coerência óptica (OCT) é muito útil para evidenciar drusas profundas e avaliar a camada de fibras nervosas.

Ecografia ocular com estrutura com alta refletividade no início do complexo de ecos correspondentes à área da papila / Reprodução

Todos os pacientes com diagnóstico de drusas da papila devem ser observados regularmente, com campimetria e avaliação das fibras nervosas peripapilar.

Imagem gentilmente cedida pela Drª Patricia Paiva.

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar