WFPICCS 2022: Vivências e sentimentos de mães de primeira viagem durante internação na UTI neonatal

Um estudo realizado no Marrocos analisou experiências de mães que têm seus primeiros filhos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O nascimento do primeiro filho é um dos eventos mais bonitos e inesquecíveis que podem acontecer na vida de uma mulher. Um estudo muito interessante realizado em Marrakech, Marrocos, relatou as vivências e sentimentos de mães de primeira viagem durante a internação de seus bebês em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Os resultados foram apresentados no último congresso da World Federation of Pediatric Intensive & Critical Care Societies (WFPICCS 2022).

bebê com vasculite sistêmica neonatal

Metodologia

Os pesquisadores realizaram um estudo qualitativo baseado em um questionário semiestruturado, preenchido quando o recém-nascido (RN) recebia alta de uma UTIN em Marrakech. O estudo foi conduzido por um período de nove meses, de agosto de 2020 a abril de 2021.

Resultados

Ao longo do período do estudo, 40 mulheres responderam ao questionário. A idade das mães variou entre 16 e 42 anos e 42,5% dos RN foram internados no primeiro dia de vida.  

O tempo de permanência na UTIN variou de 2 a 41 dias (média de 10,3 dias). A média de visitas das mães foi de 4,6 vezes. A permanência foi considerada muito difícil para 90% das mães. Os elementos que dificultaram a internação foram: 

  • Separação do RN – 85%; 
  • Presenciar o sofrimento do bebê – 40%; 
  • Medo de perder o bebê – 17,5%; 
  • Tempo de internação – 10%; 
  • Sentimento de culpa – 10%.  

As mães relataram encontrar ajuda na forma de explicações fornecidas pela equipe de enfermagem em 67,5% dos casos. As repercussões psicossomáticas foram: distúrbio do sono (65%), dificuldades na lactação (25%) e alterações do humor (20%).

Conclusões

Esse estudo mostrou que o acompanhamento e apoio da equipe de enfermagem durante o período de internação deve ser reforçado para aliviar o sofrimento das mães e garantir que o RN vá para casa recebendo os melhores cuidados possíveis.  

Comentário

Cada vez mais, trabalhos na literatura mostram a importância da humanização em UTIN. Antigamente, RNs em estados críticos não sobreviviam. Hoje, com os avanços da Neonatologia, esses bebês têm melhor prognóstico, mas as sequelas psicológicas e físicas, tanto das mães quanto dos neonatos, em curto e em longo prazo ainda precisam ser melhor abordadas.

Como profissionais de saúde, obviamente nos preocupamos e desejamos o melhor cuidado para o bebê, mas medidas para confortar a família, em especial a mãe, precisam ser mais divulgadas e valorizadas, não somente pela Enfermagem, mas por toda a equipe interdisciplinar. Parabenizo os autores pela maravilhosa iniciativa.  

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# BENNAOUI, F. et al. PP276 - Experiences and felt by first-time mothers during hospitalization in neonatal intensive care.” 11th Congress of the World Federation of Pediatric Intensive & Critical Care Societies 12-16 July 2022 | Virtual World Congress. https://wfpiccs.org/wfpiccs-2022/