Leia mais:
Leia mais:
Whitebook chega a 10 mil conteúdos: confira os destaques
Estudo PREVENTT: correção de anemia com ferro venoso no perioperatório não altera mortalidade
Guia de VM: 6 conteúdos novos esta semana no Whitebook
Whitebook: Lombalgia
50 conteúdos novos e 82 atualizados esta semana no Whitebook

Whitebook: anemia ferropriva

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Publicamos no portal esta semana uma matéria sobre anemia ferropriva na gestação. Assim, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision vamos falar sobre a apresentação clínica dessa doença.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision vamos falar sobre a abordagem da anemia ferropriva.

Abordagem diagnóstica da anemia ferropriva

    • A pesquisa de ferropenia deve ser realizada, principalmente, nas seguintes situações:

    • Anemia sem causa aparente, particularmente se houver microcitose e reticulocitopenia;
    • Achados clínicos típicos (ex.: perversão do apetite, síndrome das pernas inquietas ), mesmo na ausência de anemia;
    • Gestantes;
    • Portadores de doença renal crônica que apresentem anemia ou que estejam em tratamento dialítico e/ou com agente estimulador da eritropoiese.

 

Se detectada precocemente, a deficiência de ferro pode não estar associada à anemia , apesar de alguns pacientes já apresentarem fadiga e intolerância aos esforços neste estágio.

Inicialmente, observa-se anemia normocítica e normocrômica, com contagem de reticulócitos normal. Se a ferropenia se mantiver, a eritropoiese é afetada cada vez mais, resultando em anemia microcítica e hipocrômica, além de reticulocitopenia.

Em alguns casos, observa-se aumento da contagem plaquetária (plaquetas > 450.000/mm³). A leucometria pode estar normal ou elevada.

Diante de um paciente com anemia ferropriva, a indicação de exames complementares para definição da causa deve ser feita individualmente. Ex.: homens idosos devem ser investigados para sangramento de trato gastrointestinal (endoscopia digestiva alta e colonoscopia ). Enquanto mulheres com hipermenorreia ou menorragia devem ser avaliadas por ginecologista.

Indivíduos com comorbidades podem ter associação entre anemia ferropriva e anemia de doença crônica. Nesses casos, a ferritina pode estar normal ou até mesmo acima do valor de referência, apesar da deficiência de ferro.

Exames de rotina:

    • Hemograma, em geral: [cms-watermark]
        • Hemoglobina: < 12 g/dL em mulheres e < 13,5 g/dL em homens;[cms-watermark]
        • Hematócrito: < 36% em mulheres e < 41% em homens;[cms-watermark]

       

    • Contagem de reticulócitos;
    • Cinética de ferro.
Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.