Caracterizado pela introdução de uma sonda na bexiga, o cateterismo vesical apresenta fins diagnósticos e terapêuticos e pode ser realizado de modo intermitente (de alivio) ou de longa permanência (cateter de demora).
Dentre as suas indicações, encontram-se: retenção urinária, monitoramento de débito urinário, administração de fármacos como quimioterápicos, determinação do resíduo urinário, irrigação vesical e obtenção de urina para análise laboratorial.
Leia também: Qual paciente tem benefício de cateterismo precoce após parada cardiorrespiratória?
E ao considerar o quesito administração de quimioterápicos, vale falar também sobre o cateterismo totalmente implantado pois tem ampla contribuição na quimioterapia oncológica. Além disso, pode ser utilizado para coleta de amostras de sangue e transfusão de hemoderivados com maior conforto para o paciente.
A ativação de cateter totalmente implantado consiste na inserção de dispositivo agulhado (agulha Huber) na membrana de silicone da câmara do cateter totalmente implantado, sendo indicado principalmente para aqueles pacientes sem condições de acesso venoso periférico para terapias prolongadas.
Quer saber mais sobre o cateterismo vesical masculino e sobre a ativação de cateter totalmente implantado? Acesse agora mesmo no Whitebook!