Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Ortopedia / Whitebook: Como identificar o torcicolo congênito?
médica consultando bebê com torcicolo congênito

Whitebook: Como identificar o torcicolo congênito?

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Esta semana, falamos no Portal PEBMED sobre o caso de um lactente com “massa” no pescoço, sem outras queixas. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, vamos falar sobre a apresentação clínica e diagnóstica do torcicolo congênito.

Aproveite para assinar o Whitebook na Black Friday 2020 e tenha tudo sobre esta e outras condutas médicas na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Apresentação Clínica

Anamnese

Epidemiologia:

  • Mais comum à direita;
  • Pode ter localização difusa no músculo, mas é mais comumente localizado na inserção clavicular do mesmo.

Quadro clínico:Possui associação com outros quadros ortopédicos, como metatarso aduto, pé torto congênito e displasia do desenvolvimento do quadril.

Marcadores de gravidade: Extensão muscular total observada na USG.

Fatores de risco:

  • História de partos difíceis;
  • Redução do espaço intrauterino;
  • Associação com displasia do desenvolvimento do quadril, pé torto congênito e metatarso aduto.

Exame Físico

Uma massa cervical pode ser palpável ao nascimento ou após a 2 semana de vida. Atinge seu volume máximo em torno do 2º ao 3º mês de vida, podendo manter seu tamanho ou reduzir com o crescimento.

Avaliação cuidadosa do quadril deve ser realizada devido à elevada associação com displasia do desenvolvimento do quadril.

O pescoço encontra-se inclinado para o lado da musculatura afetada e a face rodada para o lado oposto.

O quadro não é doloroso. Queixa de dor deve direcionar outra causa para o torcicolo.

Abordagem Diagnóstica

Os exames de imagem no contexto do torcicolo congênito possuem indicação para avaliar outras deformidades e estimar a extensão da anormalidade muscular e a previsibilidade de cirurgia.

Exames de rotina: Radiografias da região cervical em AP + perfil + transoral podem ser utilizadas para exclusão de outras deformidades. Ultrassonografia pode ser utilizada para diagnosticar casos duvidosos. A extensão da área de fibrose guarda correlação com o potencial de resolução do problema; acometimento de toda a musculatura representa maior chance de necessidade de cirurgia.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.