Whitebook – Demência Avançada

De acordo com o Whitebook Clinical Decision, a demência avançada é a fase final (e mais duradoura) do quadro demencial, em que o paciente apresenta sinais e sintomas graves, com proximidade do fim de vida. No post de hoje baseado em informações do aplicativo do Whitebook, vamos tratar desta condição delicada da geriatria. Para saber mais …

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

De acordo com o Whitebook Clinical Decision, a demência avançada é a fase final (e mais duradoura) do quadro demencial, em que o paciente apresenta sinais e sintomas graves, com proximidade do fim de vida. No post de hoje baseado em informações do aplicativo do Whitebook, vamos tratar desta condição delicada da geriatria.

Para saber mais sobre o tema, ouça também o podcast: Demência Avançada, como caracterizar?

 

Independentemente da etiologia da demência, a progressão do processo neuropatológico pode ser traduzido na evolução do quadro e no aparecimento dos sintomas da fase avançada.

No caso da doença de Alzheimer, a deposição de proteína tau (mais correlacionada com a clínica) e de beta-amiloide passa a acometer regiões mais difusas do córtex cerebral. Já no caso da demência vascular, pode ocorrer progressão da doença microvascular e piora do acometimento de substância branca, por exemplo.

Por outro lado, a demência frontotemporal encontra-se atrofia dessas áreas cerebrais, bem como corpos de Pick neuronais (que podem ser encontrados caso haja um estudo patológico do cérebro após o óbito). E, por fim, a demência por corpos de Lewy se caracteriza pela presensa das inclusões de corpos de Lewy no córtex cerebral.

 

Caracterizando a demência avançada

Os pacientes com demência avançada são frequentemente atendidos em ambiente domiciliar ou em instituições de longa permanência, especialmente nos últimos anos de vida. Dentre as características clínicas da demência avançada, estão:

  • Déficits de memória profundos (ex.: incapacidade de reconhecer familiares);
  • Desorientação;
  • Habilidades verbais mínimas e incoerência;
  • Incapacidade de deambulação;
  • Distúrbios de alimentação/deglutição;
  • Incapacidade de autocuidado;
  • Incontinência urinária e/ou fecal.

Além disso, os distúrbios alimentares são as complicações mais frequentes na demência avançada. São exemplos de distúrbios a disfagia oral (ex.: acúmulo do alimento na região jugal); a disfagia faríngea (risco de aspiração); a incapacidade de alimentar-se sozinho; e a recusa para alimentação. É importante que as condições agudas sejam afastadas e tratadas antes da definição de distúrbio alimentar (ex.: problemas dentários).

Os pacientes podem permanecer entre 3 e 12 anos em fase avançada da demência avançada, antes de evoluírem a óbito. Alguns indicadores de expectativa de vida < 6 meses são:

  • Pneumonia aspirativa;
  • Pielonefrite ou outra infecção do trato urinário alto;
  • Septicemia;
  • Lesão por pressão, em múltiplos sítios, estágios 3 ou 4;
  • Febre recorrente após tratamento com antibiótico(s);
  • Distúrbios alimentares: alimentação artificial (gastrostomia ou sonda nasoenteral); perda de > 10% do peso nos 6 meses anteriores; ou albumina sérica < 2,5 g/dL).

 

Baixe já o Whitebook Clinical Decision e tenha acesso a informações qualificadas para apoiar a sua tomada de decisão na clínica! Acesse o aplicativo pelo celular ou tablet. No laptop ou no computador, acesse a versão web.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

# Mitchell SL. Advacend dementia. N Engl J Med. 2015; 372:2533-40.

# Schafirovits-Morillo L, Suemoto CS. Severe dementia - a review on diagnoses, therapeutic management and ethical issues. Dement Neuropsychol. 2010; 4(3):158-64.

# Mitchell SL, Miller SC, Teno JM, et al. The Advanced Dementia Prognostic Tool (ADEPT): a risk score to estimate survival in nursing home residents with advanced dementia. J Pain Symptom Manage. 2010; 40(5):639-51.

# O'Bryant SE, Waring SC, Cullum CM, et al. Texas Alzheimer's Research Consortium. Staging dementia using Clinical Dementia Rating Scale Sum of Boxes scores: a Texas Alzheimer's research consortium study. Arch Neurol. 2008; 65(8):1091-5.

# Sadock BJ, Sadock VA, Ruiz P, et al. Compêndio de psiquiatria - ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 11a ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.