Whitebook: melanose de Becker

O que você sabe sobre a apresentação clínica dessa condição dermatológica? Acesse já, em mais um de nossos conteúdos do Whitebook!

Hoje o papo é de dermatologia: na publicação de conteúdos do Whitebook dessa semana, falaremos de um hamartoma benigno originado na pele chamado melanose de Becker.

Em geral, esta condição é adquirida e manifesta-se na adolescência, mas já foram descritos alguns casos congênitos. Há espessamento epidérmico e dérmico com glândulas sebáceas hipertróficas e hipertricose local. Aparentemente, há aumento dos receptores androgênicos locais, o que justificaria o predomínio em homens e seu surgimento após a puberdade.

Veja também: Hanseníase: quando encaminhar para o dermatologista? [podcast]

Apresentação clínica: melanose de Becker

Em geral, surge após a adolescência como mácula hiperpigmentada, margens irregulares, variando de 10 a 15 cm de extensão, unilateral e assintomática. A mácula pode evoluir para placa espessa, com discreto aspecto apergaminhado, e após progressão da hipercromia pode notar-se aumento da pilificação local.

O local mais acometido é o quadrante superior do tronco, envolvendo o ombro. Mas há também descritos acometimento de face, pescoço e extremidades. Hamartomas de músculo liso podem estar presentes na derme e manifestam-se como pequenas nodulações à palpação.

Podem conter lesões acneiformes localizadas na região acometida. Além disso, algumas alterações de formação já foram relatadas associadas à melanose de Becker como: hipoplasia do seio, aréola ou mamilo ipsilateral, encurtamento do membro ipsilateral, espinha bífida lombar, escoliose, pectus carinatum, escroto e mamilos acessórios.

Abordagem diagnóstica

O diagnóstico é clínico. Se necessária biópsia com análise histopatológica: evidencia hiperqueratose, papilomatose, hiperplasia da unidade pilossebácea, com aumento da quantidade de melanina local, e melanócitos em números normais. Podem ser encontrados hamartomas de músculo liso na derme.

Quer saber mais? Acesse o Whitebook Clinical Decision!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades