WONCA 2023: Confira destaques do congresso da World Organization of Family Doctors

O congresso acontece em Sydney, na Austrália, entre os dias 26 e 29 de outubro. Acompanhe a cobertura do Portal!

Na última quinta-feira, dia 26 de outubro, teve início a conferência europeia da Organização Mundial de Médicos de Família, o WONCA 2023. O evento vai até o dia 29 de outubro e acontece, este ano, em Sydney, na Austrália.

Acompanhe a cobertura e confira as principais novidades trazidas para a Medicina de Família e Comunidade!

Assistência hospitalar para saúde planetária

Uma equipe de pesquisa chinesa revisou a partir de um modelo ecológico os padrões de assistência macroeconômicos e macropolíticos da assistência hospitalar para saúde planetária. A equipe encontrou importantes programas de medicina hospitalar verde, para redução da pegada de carbono ligado à assistência hospitalar à saúde. No nível intermediário os pesquisadores encontraram importantes medidas entre as redes hospitalares para ampliar a reutilização, redução do uso de insumos não necessários e reciclagem de materiais.
No nível micropolítico e microeconômico, a equipe identificou como importante fator de ação a conscientização da equipe assistencial de seu comportamento pessoal, mudanças em estilo de vida e padrões de consumo, bem como desenvolvimento de habilidades pessoais em uso de fontes de energia mais eficientes, utilização de transporte público, redução da prescrição de dispositivos inalatórios com gases CFC e esforços para redução da redução de gases do efeito estufa.

Qual o potencial  das vacinação universal contra herpes zoster?

Pesquisadores australianos avaliaram o uso potencial de vacinas contra herpes zoster para aplicação em medidas de vacinação pública e universal. A herpes zoster tem importante repercussão na qualidade de vida de pessoas idosas, sendo que uma em cada três tende a desenvolver a doença ao longo da vida. A conclusão da equipe de pesquisa é que a vacinação contra herpes zoster como medida de prevenção em saúde pública é custo efetiva e deve ser encorajada.

Intervenções domiciliares digitais para reabilitação cardiopulmonar

Uma equipe de pesquisa Chinesa avaliou a custo-efetividade do uso de intervenções domiciliares digitais para reabilitação cardiopulmonar. A equipe avaliou como desfechos a qualidade de vida por anos ajustados de doença e o índice de custo efetividade, comparando o cuidado digital domiciliar com o cuidado tradicional. Os resultados apontaram as intervenções digitais de reabilitação como sendo extremamente custo-efetivas sendo uma importante forma de intervenção viável para tomada de decisão clínica.

Depressão pediátrica pós-pandemia de covid-19

Um grupo de pesquisa porto-riquenho avaliou a prevalência de sintomas de depressão em pacientes pediátricos de Porto Rico após a pandemia de covid-19. O grupo de pesquisa avaliou 196 pacientes entre 9 e 21 anos utilizando o questionário PHQ-9. Os pacientes foram avaliados ao longo do tempo tendo seus dados de saúde de 2018 até 2021 avaliados. Os pesquisadores encontraram uma tendência de aumento discreta na prevalência de depressão desses pacientes após o lockdown em 2020, porém, não significativa estatisticamente.
Contudo, os encaminhamentos para acompanhamento de psicologia – que possivelmente pode ser compreendido como uma medida indireta da percepção de sofrimento psíquico – apresentou um aumento significativo de 401% na amostra estudada.

Cuidado centrado na pessoa e seu impacto

Pesquisadores do Malawi avaliaram o impacto do método clínico centrado na pessoa em situação de extrema vulnerabilidade. O pesquisadores estavam interessados em compreender o impacto da percepção de um cuidado centrado na pessoa para pessoas vivendo com diabetes em cenário de extrema pobreza sendo avaliados os desfechos de autoeficácia, aderência e controle glicêmico.
De modo geral, entre os 241 participantes da pesquisa a percepção de um cuidado clínico centrado na pessoa era baixa. Os resultados mostraram que a percepção de um cuidado centrado na pessoa esteve positivamente associado à uma maior aderência ao plano de cuidado. De modo semelhante a pesquisa encontrou que a percepção de autoeficácia foi um fator independente para predizer maior adesão e melhor controle glicêmico na amostra estudada.

Suporte médico para viajantes

O advento da covid-19 reacendeu uma discussão sobre o suporte médico para pessoas viajantes. Estudo apresentado no WONCA de 2023 elenca as principais dificuldades desse tipo de abordagem. São elas:

  • Preparo do viajante para orientações e profilaxia pré-viagem;
  • Instrução do paciente para preparo e manejo de diferentes problemas de saúde diferentes de sua realidade local durante sua viagem;
  • Acesso ao paciente após seu retorno para avaliar a manutenção do estado global de saúde.

A avaliação da qualidade assistencial e priorização da segurança do paciente

Este é um assunto fortemente abordado nos cenários hospitalares – são um tema de grande relevância para atenção primária também. Equipe espanhola discute os apertos de classificação de risco para atenção primária a partir da notificação de eventos adversos na assistência a atenção primária de uma região espanhola e constroem mapa de risco dinâmico para a APS a partir da jornada do paciente nos serviços de saúde de APS.

A importância da avaliação da experiência do paciente

A melhoria da qualidade da assistência à saúde na APS necessita de avaliação da experiência do paciente. Nesse sentido, conhecer desfechos reportados por pacientes  tem grande relevância para constrição do plano de melhorias do serviço. Uma equipe de pesquisa australiana desenvolveu e validou um conjunto de itens de avaliação que podem ser utilizados para autorresposta dos pacientes para informar profissionais de saúde quais os melhores pontos de avaliação para melhoria da qualidade de assistência a partir da experiência dos pacientes.

Estudo avalia efetividade do tratamento da hipertensão via telemedicina

A utilização da telemedicina em linhas de cuidado ganhou força após a pandemia do novo coronavírus. Uma equipe de pesquisa australiana avaliou uma prova de conceito em um ensaio clínico controlado (SATE-HT) para compreender a segurança, aplicabilidade e aceitação do cuidado de hipertensão via telemedicina. Os pacientes foram acompanhados por seis meses divididos em dois grupos um com cuidado tradicional e outro com cuidado via telemedicina.
Os pacientes do grupo intervenção tiveram menor taxa de visitas ao pronto socorro e mantiveram um bom controle clínico da doença de base. Outros desfechos avaliados e que foram positivos para o grupo intervenção foram a percepção de conveniência do modelo assistencial, economia de tempo e custos, além de ampliação da educação em saúde sobre a condição. As evidencias embora modestas reforçam a tese de que o cuidado intermediado por tecnologia tem amplo potencial de aplicação prática para melhoria da qualidade da assistência.

Além disso, confira os destaques do WONCA 2022 aqui.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags